PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Setenta e nove anos depois, Palmeiras homenageia os heróis da Arrancada

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

20/09/2021 10h42

O Palmeiras homenageou na manhã desta segunda-feira os heróis da Arrancada Heroica, que marcou o título paulista conquistado pelo clube em 20 de setembro de 1942, contra o São Paulo. A final foi marcada pela primeira vez que o Verdão jogou com o nome "Palmeiras", já que antes era nomeado como Palestra Itália.

"Há 79 anos, em meio à Segunda Guerra Mundial, o Palestra morreu líder e o Palmeiras, liderado pelo capitão Adalberto Mendes, nasceu campeão", disse o clube em seu Twitter oficial.

Leila Pereira, conselheira do Palmeiras e futura candidata à presidência do clube, destacou a data em suas redes sociais. "Nascemos campeões e nos tornamos gigantes. Hoje é dia de Palmeiras! São 79 anos de honras e glórias e nós nos orgulhamos em fazer parte dessa história vitoriosa."

Antes Palestra Itália, o Palmeiras foi forçado em 1942 a mudar de nome devido ao contexto da Segunda Guerra Mundial, que proibia qualquer empresa ou clube ter seu nome ligado à países tidos como inimigos do Brasil na época, como Itália e Alemanha.

Com boa campanha no Paulistão, o Palmeiras se sagrou campeão contra o São Paulo, no Pacaembu, em vitória por 3 a 1. O clássico marcou a primeira partida do Alviverde com o novo nome e os autores dos gols do Verdão foram Cláudio, Del Nero e Echevarrieta. Desde então, a data 20 de setembro ficou marcada como "Dia do Palmeiras".

Futebol