Topo

Com Martine e Kahena, Scheidt comanda equipe do Brasil em teste para Copa do Mundo

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

20/09/2021 11h56

A partir do próximo dia 29, o Brasil irá disputar um evento-teste da SSL Gold Cup, para um torneio inspirado na Copa do Mundo de futebol. A equipe brasileira será comandada por Robert Scheidt, que embarca para a Suíça nesta terça-feira.

O capitão do SSL Team Brasil é bicampeão olímpico, maior medalhista da história do país e também recordista em participações nos Jogos. Em sua equipe, Scheidt contará com a presença de Martine Grael, Kahena Kunze, Gabriel Borges, Juninho Jesus, Alfredo Rover, Henry Boening, Henrique Haddad, João Signorini e André Fonseca.

"O Brasil tem uma oportunidade legal de contar com um time. Montamos uma boa tripulação e agora precisamos nos entrosar. Reunimos talentos de diferentes áreas, mas formar um time é sempre um desafio", disse Scheidt.

A Copa do Mundo de Vela estava prevista para acontecer neste ano, mas a competição foi adiada para 2022 por conta da pandemia de covid-19. O Mundial deve ocorrer nos meses de maio e junho e contará com a presença de 56 países.

O evento-teste para o torneio irá ocorrer em Grandson, na Suíça. Entre esta quarta-feira e a próxima segunda, o Brasil irá treinar com um barco de 40 pés, fornecido pela Star Sailors League. A equipe brasileira está na flotilha 1 e enfrenta Grécia, Omã e Croácia. Na flotilha 2 estão Estônia, Israel, Hungria e Suíça. Os dois melhores colocados de cada bateria avançam para a decisão.

"Temos uma equipe boa no papel, que precisa velejar bem junta. O mais importante agora é reunir o time, dividir as funções no barco. Formar a tripulação mesmo. Vai ser um aprendizado, pois nem todo mundo velejou nesse barco. Mas é um evento bem bacana, um novo conceito de competição que prioriza a emoção, tanto para o público quanto para os atletas, preservando-se o espírito e a tradição da vela", afirmou Scheidt.

O Mundial de 2022 será realizado no mesmo formato que este evento-teste. De acordo com o regulamento, o Brasil já está classificado para as quartas de final.