Topo

Corinthians

Cria do Terrão e camisa 10 aos 19: o histórico de Willian no Corinthians

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

31/08/2021 06h00

Depois de 14 anos, Willian está de volta ao Corinthians. Após rescindir com o Arsenal, da Inglaterra, na segunda-feira, o jogador é esperado no Brasil na quarta-feira para assinar com o Timão até o fim de 2023. Cria das categorias de base do clube, o meia-atacante teve uma primeira passagem rápida pelo Parque São Jorge, mas já apresentando muito talento.

Willian estreou pelo Corinthians em dezembro 2005, em um amistoso contra a seleção do Campeonato Brasileiro. O meia, no entanto, não fez parte da equipe que conquistou a competição nacional. No início daquele ano, a jovem promessa havia participado do título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, entrando em algumas partidas.

Em 2006, Willian foi efetivado para o time principal do Timão. Em sua primeira temporada entre os profissionais, foram apenas cinco jogos oficiais disputados e nenhum gol marcado.

A ascensão do meia viria no ano seguinte. Em 2007, Willian recebeu a camisa 10 do Corinthians e assumiu a titularidade da equipe, mesmo com 19 anos de idade. Rápido e habilidoso, atraiu olhares de clubes europeus e chegou a ser chamado de "insubstituível" pelo então técnico Paulo César Carpegiani.

Com mais tempo em campo, Willian conseguiu anotar seus primeiros gols pelo clube. No empate por 2 a 2 com o Athletico-PR , na Arena da Baixada, pelo Campeonato Brasileiro, a revelação alvinegra marcou seus únicos dois tentos pelo Timão.

Após as boas atuações, Willian foi negociado para o Shakhtar Donestk, da Ucrânia, em agosto de 2007. Na ocasião, a venda foi a mais cara de um jogador revelado pelo Corinthians: 19 milhões de dólares (cerca de R$ 38 milhões na época). Ao todo, foram 41 partidas, dois gols e duas assistências na primeira passagem. Sem o meia, o Timão acabou rebaixado pela primeira vez em sua história ao final do ano.

Na Europa, Willian é o brasileiro com com maior número de partidas na Premier League, a principal competição nacional do planeta. Foram 259 jogos, 38 gols e 38 assistências.

Com a camisa do Chelsea, foi protagonista de um time que ergueu cinco taças: duas da Premier League, uma da Liga Europa, uma da Copa da Inglaterra e uma da Copa da Liga Inglesa. Antes, defendendo o Shakhtar Donestk, também venceu a Liga Europa, além de outros 11 títulos nacionais na Ucrânia.

Além de Shakhtar, Chelsea e Arsenal, o brasileiro também teve uma rápida passagem pelo Anzhi, da Rússia, em 2011. Pela seleção brasileira, são nove gols marcados em 70 partidas. Ele participou do título da Copa América de 2019 e também disputou duas Copas do Mundo, em 2014 e 2018.

Corinthians