Topo

Presidentes das 27 federações estaduais pedem renúncia de Caboclo em carta

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

25/08/2021 21h27

Nesta quarta-feira, os presidentes das 27 federações estaduais enviaram uma carta a Rogério Caboclo, presidente afastado da CBF, solicitando sua renúncia do cargo.

De acordo com o ge, o documento foi entregue a Caboclo após os presidentes das federações discordarem da sugestão de pena de 15 meses de suspensão do dirigente na CBF por parte da Comissão de Ética da entidade, na terça-feira.

A sugestão proposta pelo Comitê de Ética tem que ser aprovada pela Assembleia Geral da CBF, composta justamente pelas 27 federações. Como os 27 presidentes assinaram a carta que pede renúncia de Rogério Caboclo, a tendência é que a suspensão seja aceita.

No documento enviado ao presidente afastado da maior entidade do futebol brasileiro, os presidentes das federações estaduais afirmam, de forma "unânime e consensual", que "atos isolados não podem prejudicar a manutenção da estabilidade do esporte, dos milhares de empregos gerados e do seu papel na construção da cidadania em nosso país".

Os dirigentes ainda citam texto do Código de Ética e Conduta do Futebol Brasileiro: "Todos os segmentos do futebol devem estar comprometidos com o repúdio ao racismo, à xenofobia e a quaisquer outras formas de discriminação e intolerância social, política, sexual, religiosa e socioeconômica".

Caboclo está afastado do comando da entidade desde que foi acusado de assédio sexual e moral por parte de uma funcionária da CBF. A Comissão de Ética sugeriu a suspensão por "comportamento inapropriado".

Troca no comando

Também nesta quarta-feira, o vice-presidente Ednaldo Rodrigues Gomes assumiu interinamente a presidência da CBF. Em reunião do Conselho de Administração da entidade, os outros sete vice-presidentes abriram mão de seu direito disponível de ocupar o cargo em favor de Ednaldo, que passa a comandar a entidade no lugar de Antonio Carlos Nunes, interino desde o afastamento de Caboclo.