Topo

"Não estou na Segunda Divisão. Estou no Cruzeiro", diz Luxa em apresentação

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

05/08/2021 13h48

O técnico Vanderlei Luxemburgo foi apresentado no Cruzeiro na manhã desta quinta-feira. Ao lado do diretor de futebol Rodrigo Pastana e com a presença da imprensa, respeitando um protocolo por conta da covid-19, o treinador falou sobre salários, acesso à Série A, mudança de comportamento e carinho com o clube.

"Não quero pensar na zona do rebaixamento e nem no campeonato. Quero pensar no trabalho que vou fazer aqui. Quero pensar em pontos para buscar uma vaga, na pontuação para chegar à Primeira Divisão. Vamos pensar que o Cruzeiro vai mudar", declarou o técnico.

"As dificuldades são imensas. Na Série B, tem clubes que estão em situação complicada também. Na Série A, também tem clubes com dificuldade de situação financeira. Não é novidade para nós. Vamos trabalhar com seriedade. Dificuldade, existe, mas vamos buscar o melhor trabalho", acrescentou.

Acervo/Cruzeiro

Nos desafios, Luxemburgo procura ver oportunidades. Ele destaca que conhece o campeonato e lembra que já conquistou uma Série B com o Bragantino em 1989.

"Não gosto da palavra desafio. Está me sendo ofertado uma possibilidade de trabalho. Não me sinto desafiado. Fui campeão da Segunda Divisão com o Bragantino. Sei como funciona, sei da dificuldade", comentou.

"Importante o torcedor estar junto com a gente. Vamos trabalhar objetivando coisa boa. Não acredito que o desafio é impossível. Não acredito nesta palavra. Não estou na Segunda Divisão, estou no Cruzeiro", afirmou Luxemburgo.

Com 69 anos, o treinador tem experiência para entender que no futebol os salários atrasados impactam no desempenho. Uma de suas exigências foi de pagar em dia para que os atletas se preocupem apenas com os treinos e jogos. O técnico, segundo ele próprio, não abre mão das cobranças.

"Nós estamos contratando um jogador e ele vai ser importantíssimo. Não temos condições de trazer fisicamente, mas a mudança de ambiente, do comprometimento do clube é fundamental. Essa é a grande contratação que precisa fazer. O futebol é a única área onde o Cruzeiro pode buscar o seu resgate. As outras áreas têm que ficar esquecidas, tem que privilegiar o futebol. Comprometimento: essa é a grande contratação, de resgatar a credibilidade, de tomar atitudes e mudar. O pensamento é de todos nós deste ambiente e comportamento com proposta de mudança. Se o clube não mudar comportamento e continuar do jeito que está, a coisa fica", declarou o comandante.

Luxemburgo comandou o time na conquista da Tríplice Coroa, em 2003, e destacou o carinho que tem pelo Cruzeiro.

"Voltar ao Cruzeiro mexeu comigo. Não tinha pensamento de voltar a trabalhar esse ano. Futebol tira muito tempo da gente. Já trouxe minhas coisas para ficar direto aqui. Família vai ter que me visitar aqui", finalizou.