Topo

Medalhista Natália Falavigna inspira estreantes do taekwondo em Tóquio

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

24/07/2021 13h06

Os três representantes brasileiros do taekwondo em Tóquio são estreantes em Jogos Olímpicos. Porém, Natália Falavigna, primeira medalhista olímpica no taekwondo, é a chefe da equipe no Japão e passará toda sua experiência ao jovem grupo de atletas.

A partir deste domingo, o Brasil entra em cena na modalidade com Edival "Netinho" Marques na categoria até 57kg. Ele enfrentará o turco Hakan Receber, à 1h02 (de Brasília). Ícaro Miguel e Milena Titoneli são os outros lutadores brasileiros na competição.

"Nossa equipe é formada por atletas estreantes em Jogos Olímpicos que, apesar da pouca idade, têm muita experiência. Todos têm resultados de nível mundial e títulos importantes para o taekwondo brasileiro. São atletas que conhecem a rotina de competição de alto nível que os Jogos Olímpicos exigem", pontuou Natália Falavigna, medalha de bronze nos Jogos de Pequim 2008.

Natália Falavigna na conquista da medalha de bronze em 2008. (Foto: Divulgação/Nathan Campos)

Com três participações olímpicas no currículo, Falavigna será peça fundamental no apoio aos atletas durante a competição. "Por ter passado por diversas experiências olímpicas, eu pude mapear cenários de riscos que podem acontecer e caminhos para que essa preparação fosse a melhor possível. A minha contribuição foi tentar direcionar toda a equipe para colocar o trabalho em prática no dia a dia. Então, eu chego em Tóquio muito feliz e confiante", afirmou.

Segundo ela, a preparação durante todo o ciclo olímpico foi muito bem estruturada e existe chance de bons resultados.

"O objetivo do taekwondo brasileiro é finalizar um trabalho que foi feito durante todo o ciclo olímpico e alcançar o máximo da performance esportiva de cada um. Os três atletas conseguem trazer um nível de luta muito competitivo. Isso me deixa tranquila, já que a preparação foi muito bem feita e os atletas são muito fiéis aos seus objetivos", projetou a chefe de equipe.

O taekwondo brasileiro realizou diversos campings de treinamento e participou de competições internacionais ao longo do ciclo. Depois da pandemia, o time foi treinar na Sérvia e antes de embarcar para o Japão os três atletas passaram por um período de treinamento no CT Time Brasil. A preparação final da equipe aconteceu na base de apoio de Ota.

"A expectativa é muito alta, o trabalho foi brilhante da CBTKD junto com o COB. Venho me preparando há muito tempo para esses Jogos Olímpicos e acredito muito em um bom resultado. Eu, a Milena e o Ícaro viemos treinando bastante. É um sonho da gente", afirmou Netinho, 23 anos, medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de 2019.

Terceira colocada no último Campeonato Mundial, Milena Titoneli, de 22 anos, também está motivada. "Estar nos Jogos Olímpicos é uma experiência incrível. É claro que esse ano está um pouco diferente por causa da pandemia, mas ao mesmo tempo a energia é incrível. Essa era a maior meta da minha carreira e estou muito feliz de estar aqui, com pessoas muito capacitadas, excelentes profissionais. Tenho certeza de que o taekwondo do Brasil chegará muito forte e temos muita chance de fazer história para a modalidade", comentou a atleta da categoria até 76kg.