Topo

Corinthians lança moeda própria em busca de engajamento e nova receita

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

22/06/2021 21h04

Por meio de duas parcerias confirmadas nesta terça-feira, o Corinthians vai lançar uma moeda virtual própria, que será a "$SCCP".

O projeto de marketing para ter seu fan token será viabilizado pela plataforma de recompensas Socios.com e a fintech blockchain Chiliz.

Dessa maneira, pela primeira vez, o clube vai poder recolher novas receitas graças ao mercado global de criptoativos, que já tem 39 equipes esportivas inseridas.

A Gazeta Esportiva apurou que o contrato entre Corinthians e as duas empresas para este projeto é de cinco anos.

Como vai funcionar

O torcedor que quiser fazer parte desta comunidade terá de baixar um aplicativo, que ainda será lançado pela Socios.com.

O app vai oferecer uma participação ativa na vida do clube em momentos especiais. Os torcedores poderão, por exemplo, ter voz em pesquisas para decidir quem deve ser homenageado, participar de fóruns, quizzes, competições e promoções de acesso restrito, visualizar conteúdos exclusivos, ganhar brindes e receber recompensas pela interação.

Todas as ações serão disponibilizadas mediante a investimentos dos torcedores com a $SCCP, que terá valor reconhecido exclusivamente no app corintiano.

Mercado em crescimento

Segundo a nota oficial do clube, a Socios.com já gerou mais de US$ 150 milhões (R$ 746 milhões) com fan tokens nos cinco primeiros meses de 2021.

No Brasil, o Corinthians estará ao lado do Atlético-MG. Fora doa país, outros grandes clubes já fazem parte da plataforma. São eles: Barcelona, Juventus, Milan, Paris Saint-Germain, Valencia, Atlético de Madrid, Manchester City, Atlético Independiente, Universidad de Chile e a seleção da Argentina.

Além do futebol, a Socios.com têm parceria com UFC®, New Jersey Devils, time de hóquei no gelo da NHL, e organizações líderes de e-sports, como Team Heretics, NAVI, OG e Alliance.

Aston Martin Cognizant e Alfa Romeo Racing ORLEN, da Fórmula 1, e a Roush Fenway Racing, da NASCAR, são outras equipes que já manifestaram planos para lançar seus fans tokens.

Palavras dos líderes

"Temos o orgulho de anunciar esta parceria como resultado de nossa intensa busca por inovações e novas plataformas de engajamento com nossa torcida. Agora, mais de 35 milhões de torcedores no Brasil e muitos mais ao redor do mundo poderão interagir com o Corinthians de formas emocionantes, onde quer que eles estejam. Como nossos tempos exigem muito avanço no ambiente digital, este é um passo importante que comprova nosso foco na modernização", afirmou o presidente do Corinthians, Duilio Monteiro Alves.

"Este é realmente mais um marco em nossas parcerias. O Corinthians é um time com uma das maiores torcidas do planeta, com uma base local incrivelmente apaixonada e uma diáspora de torcedores ao redor do mundo, todos querendo uma conexão maior com seu time do coração. Os fan tokens $SCCP darão aos torcedores dessa camisa histórica a chance de desfrutar de uma influência e um engajamento sem precedentes. Este é o início de algo especial para os torcedores, e estamos muito animados com o que será entregue para aos corintianos em todo o mundo", comentou Alexandre Dreyfus, CEO da Chiliz e da Socios.com.

Quem são eles

Guiada pela crença de que o essencial para o futuro do esporte é a transformação do torcedor em um participante ativo, a Socios.com é uma plataforma D2C (direct-to-consumer - direto ao consumidor) que alavanca a tecnologia blockchain para dar às principais organizações esportivas do mundo as ferramentas necessárias para interagir e monetizar sua relação com os torcedores.

Criada pela Chiliz, líder no fornecimento de blockchain para as indústrias de esportes e entretenimento globais, a Socios.com tem grandes planos de expansão para 2021 e já mira em mais fan tokens para serem lançados na América Latina e no mundo. A $CHZ, moeda digital para esportes e entretenimento que abastece a plataforma da Socios.com e os fan tokens de tantos times e empresas esportivas, está na Mercado Bitcoin (maior plataforma de ativos digitais e criptomoedas do Brasil e da América do Sul) e nas bolsas de criptomoedas Binance e Coinbase.

A Socios.com tem escritórios em diversas partes do mundo e sedes regionais em Madri, Istambul, São Paulo e Buenos Aires. Em um futuro próximo, abrirá um novo escritório na América do Norte.