Topo

Corinthians

Cantillo tem sequência como titular e se destaca em função no Corinthians

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

14/06/2021 07h00

Um dos grande destaques do Corinthians no empate em 1 a 1 com o Palmeiras, no último sábado, foi o volante Victor Cantillo. O colombiano foi titular pela terceira vez consecutiva e tem somado boas atuações em uma nova função.

Por sua qualidade em passes e lançamentos, Cantillo era utilizado como segundo homem no meio-campo alvinegro sob o comando de Tiago Nunes e Vagner Mancini. Entre o primeiro volante e o meia mais avançado, o camisa 24 apresentava dificuldade para pressionar a saída de bola adversária e foi muitas vezes facilmente superado em contra-ataques.

Com Sylvinho, no entanto, o colombiano se tornou o primeiro volante da equipe, enquanto Gabriel e Roni passaram a se posicionar mais avançados. Na nova função, Cantillo evoluiu defensivamente, precisando subir menos para pressionar, e tem sido mais eficiente no momento ofensivo, não recuando tanto para buscar a bola e olhando "de frente" no momento da construção das jogadas.

Alguns números exemplificam como o jogador tem se destacado nos últimos jogos. Diante do Palmeiras, o volante foi o líder do Timão em passes certos, viradas de jogo e interceptações, com 59, três e duas, respectivamente. O colombiano ainda acertou três lançamentos, ficando atrás apenas de Cássio, com quatro. Os números são do Footstats.

No Campeonato Brasileiro, Cantillo é o atleta do Corinthians com mais passes certos (126), interceptações (três) e viradas de jogo (quatro). O camisa 24 disputou os três jogos da equipe na competição, ficando em campo por pelo menos 73 minutos em todos.

Após a única vitória alvinegra sob seu comando, contra o América-MG, o técnico Sylvinho exaltou o jogador e explicou a razão pela qual optou por colocá-lo como primeiro volante.

"Temos o Cantillo por trás, que é um atleta fabuloso para essa entrega de bola, para ter esse giro. Quando digo que o Gustavo (Mosquito) fez um bom jogo, teve o um contra um pelo lado do campo, isso ocorreu pelas inversões de jogo do Cantilo. Ele é quase um meia por trás. Quando você não tem um meia pela frente, usa um primeiro volante, de qualidade incrível, que nos deu muita saída e inversões de jogo e facilitou", afirmou

"Na fase de construção, essa inversão de boa, no pé, adianta a fase de construção para passar no pé de meias onde são mais abertos, não temos meias que joguem por trás do atacante, é mais difícil, toda essa construção de time que buscamos fazer, essa é uma construção de time que busca fazer e o Cantillo fez um bom jogo e protegido pelo Roni e Gabriel", concluiu.

Cantillo disputou 13 partidas pelo Corinthians na atual temporada, saindo do banco em cinco ocasiões. Esta é a segunda vez que o colombiano emplaca uma sequência de três jogos como titular no período.

Corinthians