PUBLICIDADE
Topo

Corinthians

Adversário do Corinthians é lanterna no Paraguai e estreia treinador

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

21/04/2021 06h00

Classificação e Jogos

O Corinthians não vive uma grande fase técnica e não tem um elenco recheado de estrelas. Ainda assim, pode-se dizer que vai estrear na Copa Sul-Americana, fora de casa, como favorito.

O primeiro adversário no torneio continental é o River Plate de Assunção, uma equipe tradicional no seu país, mas de proporções modestas, e que vive uma grave crise, tanto dentro quanto fora de campo.

O Club Atlético River Plate foi fundado em 1911, no bairro Mburicaó da capital paraguaia.

Na sala de troféus da instituição centenária, nada se destaca mais do que as três conquistas do Campeonato Paraguaio. A última, porém, aconteceu em 1930. Antes, eles foram campeões em 1917 e 1919.

Entre descensos e acessos que levaram o River Plate até a quarta divisão, o clube tem conseguido se manter na elite local desde 2018.

Mas, se as coisas não mudarem rápido, dificilmente um novo rebaixamento será evitado.

Os "Kelitos", como são conhecidos, estão na lanterna da tabela de classificação depois de somarem seis pontos em 12 rodadas no Apertura. A campanha registra oito derrotas, três empates e apenas uma vitória, com sete gols marcados e 24 gols sofridos. O último triunfo pela competição aconteceu em 19 de fevereiro.

O alento aos torcedores veio na Copa Sul-Americana. Para chegar à fase de grupos, o River Plate venceu o Guairena duas vezes e conseguiu uma receita com a premiação paga à Conmebol fundamental ao clube nesse momento de tanta dificuldade financeira.

No último sábado, depois de mais um revés, o técnico Enrique Landaia se demitiu. O River, então, agiu rápido e contratou Celso Ayala, que era do comandante o time em março de 2020.

Ayala, o quarto treinador da equipe em uma temporada, é conhecido pelos brasileiros. Ex-zagueiro, ele chegou a jogar pelo São Paulo em 2000, fez história com a camisa do River Plate argentino e defendeu o Paraguai nas Copas do Mundo de 1998 e 2002, inclusive como parceiro do ex-corintiano Gamarra.

Com um modesto estádio que oferece lugares para 6.500 pessoas nas arquibancadas, o River Plate decidiu mandar seu jogo contra o Corinthians no renomado Defensores del Chaco, também em Assunção.

A partida está marcada para às 21h30 (horário de Brasília) dessa quinta-feira e será o primeiro encontro entre as duas equipes.

Corinthians