Topo

Decisivo no título da Supercopa, Diego Alves já defendeu 40 pênaltis na carreira

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

13/04/2021 12h23

Herói do título da Supercopa do Brasil para o Flamengo, no último domingo, Diego Alves é um dos grandes goleiros do futebol brasileiro e que tem como grande trunfo a especialidade em pegar pênaltis. Das muitas cobranças defendidas, entre elas de Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo, o arqueiro Rubro-negro atingiu a marca expressiva de 40 penalidades salvas.

Formado nas categorias de base do Atlético-MG, Diego Alves mostrou logo cedo que se tornaria - um grande pegador de pênalti. Mesmo tendo atuado por pouco tempo no galo, o goleiro conquistou os títulos da Série B de 2006 e do Campeonato Mineiro do ano seguinte, quando foi eleito o melhor da posição, e ainda defendeu quase 30% das penalidades que foram marcadas (duas defesas em sete cobranças).

No mesmo ano, em 2007, o arqueiro chamou a atenção do futebol europeu já aos 21 anos e foi foi comprado pelo UD Almería, da Espanha. Em poucos meses no novo clube, Diego superou o recorde do goleiro Iker Casillas, ex-Real Madrid, ficando cerca 618 minutos sem sofrer gols.

Ainda pelo Almería, o goleiro conseguiu a façanha de defender o maior número de pênaltis em apenas uma temporada da LaLiga (sete em 13 cobranças), sendo um deles batido por Cristiano Ronaldo. No total, Diego defendeu dez penais pelo clube da Província de Almería, no sudeste da Espanha (55% - 10 defesas em 18 cobranças).

Em junho de 2011, foi apresentado oficialmente pelo Valencia CF, onde viu sua carreira ganhar projeção mundial e lhe render novas convocações à seleção brasileira. Foi atuando pelo seis vezes campeão do Campeonato Espanhol que Diego Alves atingiu o patamar de goleiro que mais defendeu penalidades na história de LaLiga, entre elas cobranças de Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar(43% - 15 defesas em 35 cobranças);

De volta ao futebol brasileiro em 2017 para vestir a camisa do Flamengo, Diego foi essencial nas conquistas do oitos que faturou pela equipe carioca, com destaque para a Libertadores da América e o bicampeonato brasileiro. Pelo Rubro-Negro, o goleiro defendeu 11 pênaltis em 39 cobranças.