Topo

São Paulo

Luan na zaga é primeira aposta de Crespo na versatilidade do São Paulo

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

16/03/2021 08h00

Com muitos desfalques no setor defensivo na última rodada do Campeonato Paulista, o técnico Hernán Crespo optou por manter a formação utilizada pelo São Paulo nas partidas anteriores e recuou Luan para a zaga. A escolha pode ter surpreendido parte da torcida, mas não deverá ser uma exceção no trabalho do técnico argentino.

Isso porque Crespo é um treinador que não tem receio de atribuir diferentes funções a jogadores do elenco que comanda. No Defensa y Justicia, o argentino chegou a escalar o lateral-direito Emanuel Brítez na zaga em circunstâncias específicas, assim como invariavelmente escolhia pontas para ocupar as alas no sistema com três zagueiros.

Crespo entende que essas adaptações não se tratam de improvisações, visto que o futebol contemporâneo exige que os atletas desenvolvam diferentes habilidades. Tendo jogadores versáteis, o treinador pode mudar o esquema tático durante a partida com maior facilidade, por exemplo.

O técnico argentino também demonstrou no Defensa y Justicia que pode transformar de vez um jogador sob o seu comando. Braian Romero, que havia passado pelo Athletico-PR , sempre foi um atacante de velocidade, atuando pelos lados do campo. No entanto, Crespo percebeu nos treinamentos que o atleta tinha características para jogar centralizado, mais próximo do gol. Romero tornou-se peça fundamental da equipe, terminando a Copa Sul-Americana como artilheiro da competição.

Com Fernando Diniz, alguns jogadores do São Paulo executaram diferentes funções em campo. Léo deixou de ser apenas o reserva de Reinaldo e passou a ser uma opção de zagueiro canhoto, da mesma forma que Tchê Tchê chegou a ser primeiro volante, lateral-direito e meia avançado.

São Paulo