Topo

Palmeiras alcança feito que não conquistava desde 1993

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

07/03/2021 20h14

A temporada de 2020 ficará marcada para sempre na história do Palmeiras. Com o título da Copa do Brasil, conquistado neste domingo, diante do Grêmio, o Alviverde voltou a conquistar três troféus em uma única temporada depois de quase 30 anos.

Além do troféu do torneio mata-mata, o Verdão também levou o Campeonato Paulista, derrotando o seu arquirrival Corinthians na decisão, e a Copa Libertadores da América, superando o Santos na grande final.

A última vez que o Palmeiras atingiu esse feito foi em 1993. Na ocasião, o time iniciou o ano ganhando o Paulistão em cima do Corinthians, título que inclusive acabou com um jejum de 17 anos sem troféus. Na sequência, sagrou-se campeão do Torneio Rio-São Paulo, novamente contra o Timão, e do Campeonato Brasileiro, batendo a surpreendente equipe do Vitória.

Entretanto, essa não foi a primeira vez que o clube conseguiu conquistar três títulos em uma temporada. Em 1951, o Alviverde faturou a Copa Rio, o Torneio Rio-São Paulo e a Taça Cidade de São Paulo. Já em 1972, o Verdão levou o Brasileirão, o Estadual e a Taça Governador do Estado.

A temporada de 2020, portanto, entra para a galeria das mais vitoriosas da história Palmeiras, e o que a deixa ainda mais emblemática é o fato do time ter jogado todas as partidas possíveis do calendário. Além do Paulistão, Libertadores e Copa do Brasil, a equipe também disputou as 38 rodadas do Brasileirão e o Mundial de Clubes da Fifa. Ao todo, foram 78 compromissos.