Topo

Reunião de votação das contas do Corinthians é cancelada: saiba os detalhes

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

20/10/2020 13h16

O clima político no Corinthians segue fervendo: estava tudo certo para que a reunião do Conselho Deliberativo acontecesse nesta terça-feira à noite com a Neo Química Arena como palco. Entretanto, sob alegações de falta de segurança, a votação das contas do clube em 2019 foi adiada e sem uma previsão de nova data.

Como antecipou a reportagem da Gazeta Esportiva nesta segunda-feira, vazaram os votos, que seriam secretos, dos 322 conselheiros do clube sobre as contas de 2017 e 2018. Após isso, vários membros receberam ameaças via e-mail e mensagens de celular. Com receio de acontecer algo mais grave durante a reunião, Antonio Goulart dos Reis, presidente do Conselho, suspendeu o encontro para averiguar os fatos.

Após ficar um período sem poder ser realizada por conta da pandemia, a reunião do Conselho Deliberativo tem como uma de suas principais pautas a votação das contas de 2019 do Timão, questão que pode complicar o presidente Andrés Sanchez uma vez que o déficit chega a R$ 195 milhões, recorde no clube. Por suas redes sociais, o mandatário corintiano expressou sua indignação com as ameaças aos membros do Conselho.

"Lamentável que o Conselho Deliberativo seja obrigado novamente a adiar uma votação importante. Tudo isso por causa de membros que usam escracho na internet pra fazer pressão política na base da ameaça. Esse vale tudo só prejudica o Corinthians", postou.

Não foi estabelecida uma nova data da reunião para, segundo documento assinado por Antonio Goulart, investigar sobre como se deu o vazamento dos votos, que eram secretos. Essa votação marcaria também a utilização de cédulas de papel ao invés da urna eletrônica.

Confira a nota do presidente do Conselho Deliberativo na íntegra:

"Ilustríssimos senhores(as) conselheiros(as)

Em razão da divulgação não autorizada na rede social Facebook para público externo ao quadro associativo do Clube, da relação nominal de todos os nobres conselheiros e de seus respectivos votos nas reuniões do CD desde 2017, gerando clima de insegurança e temor;

Considerando o elevado número de manifestações via e-mail, aplicativo de mensagens e telefone, por parte de pessoas que temem por sua segurança pessoal e de seus familiares;

Considerando ainda o clima extremamente conflituoso gerado por tal publicação;

SUSPENDO a realização da reunião do egrégio Conselho Deliberativo designada para esta data, na Neo Química Arena, às 18h e 19h, em primeira e segunda convocação respectivamente, a qual será remarcada imediatamente após esclarecimento dos fatos pelos responsáveis e entendimento de ajuste de conduta com esta Presidência.

Cordialmente,

Antonio Goulart dos Reis

Presidente do Conselho Deliberativo do SCCP"