Andrés pede afastamento do Conselho do Corinthians após denúncia do MP

Após ser denunciado pelo MP-SP por uso indevido de cartões corporativos do Corinthians, Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, pediu afastamento do Conselho Deliberativo e do Conselho de Orientação do clube.

Citado na investigação, Gavioli foi afastado por tempo indeterminado do Corinthians.

O que aconteceu

O Ministério Público de São Paulo denunciou Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, e Roberto Gavioli, gerente financeiro do clube desde a gestão Andrés, no caso do uso indevido de cartões corporativos.

Andrés foi denunciado por apropriação indébita, lavagem de dinheiro e falsificação de documento tributário. Já Gavioli foi denunciado nos dois primeiros artigos por omissão.

Ao longo de três anos de gestão, Andrés gastou cerca de R$ 480 mil, segundo informações do promotor Cassio Roberto Conserino.

A promotoria pede que o ex-presidente devolva o valor integral ao clube, junto com Gavioli, além de pagar mais 75% do valor total. O gerente financeiro também terá que devolver 75% do valor integral.

Neste contexto, o MPSP também ingressou com uma liminar pedindo o afastamento de ambos os dirigentes do Timão.

Os ex-presidentes Duílio Monteiro Alves e Augusto Melo, também investigados, constam no pedido liminar da promotoria do Estado de São Paulo, apesar de ainda não terem recebido nenhuma denúncia.

O advogado responsável pela defesa de Andrés Sanchez afirmou que "crê na inocência" de seu cliente.

Continua após a publicidade

"A defesa de Andrés Navarro Sanchez, representada pelo advogado Fernando José da Costa, informa que foi surpreendida com o oferecimento de uma denúncia distribuída em apartado, sem juntada ao procedimento investigatório ao qual possui acesso. O teor da acusação só se tornou conhecido após coletiva de imprensa convocada pelo promotor responsável, que anunciou a denúncia por supostos delitos de apropriação indébita, crimes tributários e lavagem de capitais. A defesa destaca, desde já, a inépcia da peça acusatória e o evidente excesso na imputação, reiterando que a inocência de Andrés será comprovada ao longo do processo, agora presidido pelo imparcial Poder Judiciário", declarou a defesa de Andrés em nota.

Já o Corinthians informou o afastamento de Roberto Gavioli para que o executivo "foque em sua defesa da denúncia oferecida pelo MP".

"O Sport Club Corinthians Paulista informa que afastou de suas funções nesta quarta-feira (15) - por tempo indeterminado e sem remuneração- o superintendente financeiro do Clube, Roberto Gavioli, para que o mesmo possa defender-se da denúncia oferecida pelo Ministério Público. O Corinthians esclarece ainda que acompanha com atenção a denúncia envolvendo o ex-presidente Andrés Navarro Sanchez, colocando-se à disposição para fornecimento de documentos e informações necessárias ao Ministério Público e órgãos internos do clube como Conselho Deliberativo, CORI (Conselho de Orientação), Conselho Fiscal e Comissão de Ética. A Diretoria Executiva do Corinthians reforça seu comprometimento na colaboração com as investigações do Ministério Público e dos órgãos internos do clube", afirmou o Corinthians em nota.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.