'VAR está mudando a regra do futebol com micropênaltis', afirma Ceretta

Em participação no De Primeira, do Canal UOL, o ex-árbitro e comentarista Guilherme Ceretta afirmou que o VAR está "mudando a regra" do futebol no Brasil em relação à marcação de penalidades.

Ceretta criticou o pênalti assinalado para o Inter contra o Corinthians, ontem, no Beira-Rio. Para ele, a CBF precisa reconhecer que a arbitragem do Brasileirão está ruim e agir rápido.

Já está todo mundo no limite com a arbitragem. Ninguém aceita mais uma interpretação errada. Já são N rodadas e se a gente mensurar aqueles 99% de acerto que a CBF fala, aquilo lá é uma piada. Então, nós temos que ser honestos que não está bom, temos que melhorar. Com essa marcação de micropênaltis, a gente vai acabar tendo problemas e mais polêmicas.
Guilherme Ceretta

A gente está mudando a regra, deixando uma regra no futebol brasileiro diferente do mundo, porque nós usamos o VAR de forma inadequada, agora vamos começar a interpretar quando não causa impacto, vamos acabar marcando. Isso aí é ruim pra todo mundo, principalmente pra nós que analisamos os jogos e não sabemos qual é o critério que vai ser adotado.
Guilherme Ceretta

CBF quer acabar com 'micropênaltis'

De acordo com o colunista Paulo Vinícius Coelho, a CBF admite que houve um aumento de "micropênaltis" no Brasileirão. A ideia da entidade é implementar mudanças no VAR para 2026.

A CBF entende que ela tem que trabalhar nos micropênaltis. Foi uma coisa que eu ouvi de dentro da Comissão de Árbitros: micropênalti. Ninguém gosta do micropênalti. E o pênalti de ontem foi micropênalti.
Paulo Vinícius Coelho

A CBF entende que houve pênalti porque o Cacá puxa e porque isso muda o ritmo da jogada, mas entende que existe um tipo de micropênalti que o VAR tem marcado. E como é que ela vai coibir o micropênalti? Ela vai mudar o VAR. A partir do ano que vem, quem vai estar no VAR são árbitros FIFA. Ou árbitros FIFA ou ex-árbitros FIFA que têm a noção do que é para marcar e do que não é para marcar.
Paulo Vinícius Coelho

'Conflito é da Leila com o Palmeiras', diz PVC sobre empréstimo da Crefisa

Siga o UOL Esporte no
Continua após a publicidade

O conflito é da Leila com o Palmeiras. O conflito é da Leila com Palmeiras e a Leila vai dizer que não tem conflito porque a Crefisa não é mais patrocinadora do Palmeiras.
Paulo Vinícius Coelho

Lives de clubes no YouTube do UOL Esporte

Toda semana, sempre às 16h (de Brasília), o canal do UOL Esporte no YouTube tem lives 100% voltadas para você, torcedor de Corinthians, Flamengo, Palmeiras ou São Paulo. A cada dia, um clube diferente! Então, torcedor, fica esperto:

Live do Flamengo - segunda-feira (às 16h de Brasília)
Live do Palmeiras - terça-feira (às 16h de Brasília)
Live do Santos - quarta-feira (às 16h de Brasília)
Live do São Paulo - quinta-feira (16h de Brasília)
Live do Corinthians - sexta-feira (16h de Brasília)

Confira os horários das lives do UOL Esporte

08h30 (Segunda e sexta) - Posse de Bola - Eduardo Tironi, José Trajano, Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Danilo Lavieri debatem os temas da semana.
08h30 (Terça a quinta) - UOL Esporte News - Eduardo Tironi e o time de colunistas do UOL comentam as principais notícias do dia
14h (Todos os dias) - De Primeira - Luiza Oliveira, PVC e Lucas Musetti revelam os bastidores do mundo da bola.

Continua após a publicidade

O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.