Fluminense vence Botafogo na estreia de Zubeldía e quebra jejum no clássico

Luís Zubeldía começou bem a caminhada como técnico do Fluminense. Na estreia do argentino, vitória tricolor por 2 a 0 no clássico contra o Botafogo, hoje, no Maracanã, pela 25ª rodada do Brasileirão.

Cano e Lima fizeram os gols da vitória tricolor. O primeiro, mostrou ser uma escolha acertada para o time titular. O segundo foi o autor do gol dez minutos após entrar em campo.

É o fim de uma série de oito vitórias consecutivas do Botafogo sobre o Fluminense que começou em junho de 2022.

O resultado e o desempenho mostram uma reação do Fluminense após o pedido de demissão feito por Renato Gaúcho, depois da eliminação na Sul-Americana.

O Flu chegou a 34 pontos, em oitavo no Brasileirão.

O Botafogo está acima, em quinto, com 40 pontos, mas também vive um período de irregularidade — sobretudo por causa dos desfalques.

Na próxima rodada, o Fluminense visita o Sport, na Ilha do Retiro, quarta-feira, às 19h. No mesmo dia, o Botafogo recebe o Bahia, no Nilton Santos, mas às 21h30.

Cano e Flu letais

Zubeldía manteve basicamente a mesma estrutura do time de Renato Gaúcho. Mas Everaldo foi para o banco.

Continua após a publicidade

No Botafogo, Davide Ancelotti continuou cheio de desfalques. Cuiabano até foi titular na ponta-esquerda. E sem Barboza, suspenso, veio a estreia do zagueiro Gabriel, que veio do Volta Redonda.

O primeiro tempo foi movimentado, com o Fluminense tomando as rédeas do jogo. Só que em termos de chances, o tricolor teve produção mais escassa.

Mas isso não o impediu de ir para o intervalo com 1 a 0 a favor. O motivo? Germán Cano.

A tabela do Fluminense pela esquerda com Renê, Hércules e Acosta deixou a defesa do Botafogo atordoada. E com a bola viajando pelo alto, a defesa não se entendeu. Cano apareceu e cabeceou para o gol: 1 a 0.

Do que o Flu escapou

O Botafogo teve pelo menos três chances claras no primeiro tempo:

Continua após a publicidade

Um chutaço de Newton de fora da área que explodiu no travessão de um inerte Fábio.

Uma bola rápida na área do Flu terminou com cruzamento rasteiro de Vitinho para Savarino. O desvio em Freytes foi providencial.

Chris Ramos deu casquinha pelo alto e a bola sobrou na área para Vitinho. Fábio saiu e salvou o Flu.

Como o Botafogo tentou reagir

Depois de tomar um susto e ver Leo Linck fazer uma defesaça em chute de Serna, Davide Ancelotti mexeu na estrutura ofensiva do Botafogo.

Lançou Matheus Martins, Arthur Cabral e Artur. Sobrou para Marçal — Cuiabano voltou para a lateral —, Ramos e Savarino. O Botafogo ganhou território e passou a pressionar.

Continua após a publicidade

Zubeldía respondeu tirando Cano, o autor do gol, e Samuel Xavier. Recorreu a Guga e Everando justamente para reequilibrar os duelos físicos no seu lado direito da defesa e dar mais fôlego para contra-ataques.

Soteldo entrou vaiado

Mas na mexida seguinte, Zubeldía sentiu de perto o resquício do rancor da torcida como herança dos tempos de Renato. Quando chamou Soteldo para entrar, a galera tricolor já vaiou. A vaia se repetiu quando o venezuelano efetivamente entrou em campo no lugar de Canobbio, aos 35 minutos do segundo tempo.

Explica-se: a torcida já criou birra porque o Flu nunca venceu um jogo com Soteldo em campo. Eram 13 partidas até o clássico. E o jogo que teve vitória foi "porque", na cabeça do torcedor, Soteldo saiu machucado ainda no primeiro tempo, contra o Internacional.

Dedo do técnico

Desta vez, a sina caiu por terra. Quem fez o gol? Lima, que entrou ao mesmo tempo que Soteldo. Zubeldía, então, foi bem na escolha por Cano de início e ainda viu o resultado quase imediato da troca que fez.

Continua após a publicidade

Vitória importante para começar bem a caminhada no tricolor (carioca).

Ficha técnica

Fluminense 2 x 0 Botafogo

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/Hora: 28/8/2025, às 16h
Árbitro: Ramon Abatti Abel (Fifa-SC)
Assistentes: Danilo Simon Maniz (Fifa-SP) e Thiaggo Americano Labes (SC)
Cartões amarelos: Lucho Acosta (FLU); Santi Rodrígue, Matheus Martins (BOT)
Gols: Cano, 32'/1ºT (1-0); Lima, 43'/2ºT (2-0)
Público/Renda: 15.781 pagantes /R$ 942.703,50

Fluminense: Fábio, Samuel Xavier (Guga), Thiago Silva (Ignácio), Freytes e Renê; Martinelli, Hércules e Lucho Acosta (Lima); Canobbio (Soteldo), Kevin Serna e Cano (Everaldo). Técnico: Luís Zubeldía

Botafogo: Léo Linck, Vitinho (Mateo Ponte), Gabriel, David Ricardo e Marçal (Matheus Martins); Newton, Marlon Freitas, Santi Rodríguez (Kadir), Savarino (Artur) e Cuiabano; Chris Ramos (Arthur Cabral). Técnico: Davide Ancelotti.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.