Ler resumo da notícia
A vitória do Botafogo sobre o PSG foi maior que as dos brasileiros que derrotaram europeus para serem campeões mundiais neste século, afirmou o colunista Mauro Cezar Pereira no Posse de Bola.
A maior vitória é a do Botafogo, claro — o Botafogo não tomou amasso. O São Paulo, o Internacional, o Corinthians, todos tomaram amasso, os goleiros foram destaque: Rogério fez a atuação da vida dele, Cássio a mesma coisa, Clemer também. Todos sofreram amasso — o Botafogo não foi amassado.
Detalhe, Internacional e Botafogo enfrentaram o campeão europeu que naquele momento era o melhor time da Europa: o PSG era o melhor time, e o Barça era o melhor time. O Chelsea contra o Corinthians não era, nem o Liverpool.
Mauro Cezar
Com a vitória do Fogão por 1 a 0 com gol de Igor Jesus, um time brasileiro voltou a derrotar um europeu após 13 anos. O último havia sido o Corinthians, em 2012, contra o Chelsea, que valeu o título mundial.
Classificação e jogos
Antes, Internacional, em 2006, e São Paulo, em 2005, haviam derrotado Barcelona e Liverpool, respectivamente, para se sagrarem campeões mundiais.
Mauro Cezar: Feito do Botafogo muda forma como europeus tratam o Mundial
O feito do Botafogo sobre o PSG vai mudar a forma como os times europeus encaram os adversários no Mundial de Clubes, analisou o colunista Mauro Cezar Pereira.
Esse jogo vai mudar a maneira como os times europeus olham para a competição e para os seus adversários. Ontem, claramente, não é vira-latismo, mas é só tentando entender e explicar: obviamente esse torneio que é prioridade para os times não europeus não é a prioridade deles.
Isso é muito claro, senão o Luis Enrique não faria o que fez, colocando alguns jogadores na reserva e lançando no desespero durante o jogo, e não mudou nada. Então, isso vai mudar, porque eles vão perceber que é possível, sim, que eles percam, porque já aconteceu em outros jogos e finalmente aconteceu a derrota do campeão europeu, sem conseguir ameaçar o campeão sul-americano.
O campeão europeu perdeu -- eu imagino que isso vai mudar a forma de eles olharem a competição. Ou seja, não se expor tanto, entender que não vai conseguir vencer colocando qualquer time, que tem que caprichar um pouquinho mais para vencer certos adversários.
Mauro Cezar
O colunista destacou que o Fogão ficou muito perto de "furar a bolha" no Mundial e se colocar entre os oito melhores da competição, caso avance como primeiro colocado do grupo.
Contra o Atlético de Madri, o Botafogo pode até perder por dois gols de diferença para sair classificado. Se empatar, termina como líder da chave.
O Botafogo está numa situação muito confortável, mas muito confortável. Se conseguir ser primeiro, partindo do princípio que o Palmeiras vai se classificar na outra chave e não entram mais Palmeiras e Porto, o Botafogo vai pegar o Inter Miami ou o Al Ahly. Ou seja, é muito mais factível imaginar o Botafogo furando essa bolha.
O torneio foi feito para ser uma Champions League a partir das quartas de final, e o Botafogo passa a ter uma chance muito razoável de avançar e ser um não Europeu entre os oito [melhores classificados].
Mauro Cezar
Assista ao vídeo:
Lives de clubes no YouTube do UOL Esporte
Toda semana, sempre às 16h (de Brasília), o canal do UOL Esporte no YouTube tem lives 100% voltadas para você, torcedor de Corinthians, Flamengo, Palmeiras ou São Paulo. A cada dia, um clube diferente! Então, torcedor, fica esperto:
Live do Flamengo - segunda-feira (às 16h de Brasília)
Live do Palmeiras - terça-feira (às 16h de Brasília)
Live do Santos - quarta-feira (às 16h de Brasília)
Live do São Paulo - quinta-feira (16h de Brasília)
Live do Corinthians - sexta-feira (16h de Brasília)
Confira os horários das lives do UOL Esporte
08h30 (Segunda e sexta) - Posse de Bola - Eduardo Tironi, José Trajano, Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Danilo Lavieri debatem os temas da semana.
08h30 (Terça a quinta) - UOL Esporte News - Eduardo Tironi e o time de colunistas do UOL comentam as principais notícias do dia
14h (Todos os dias) - De Primeira - Luiza Oliveira, PVC e André Hernan revelam os bastidores do mundo da bola.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.