No Mundial, jogadores tomam água enquanto Fifa faz propaganda de isotônico

As paradas técnicas para hidratação da Copa do Mundo de Clubes são acompanhadas de uma ação de marketing nos telões dos estádios dos Estados Unidos. Enquanto os jogadores se aproximam da linha lateral para beber água, em partidas com calor superior a 30 graus, uma vinheta roda no telão e aparece a imagem de um poderoso isotônico.

Nem sempre tem pausa

A impressão é de comercialização da pausa para água, enquanto os jogadores se arriscam debaixo do sol. Não é assim. A Fifa explica que nem todos os jogos têm parada para hidratação. Só as partidas em que o calor excessivo exige a pausa. Ou seja, não há um contrato publicitário que obrigue o momento de se hidratar. É o contrário. Quando a hidratação é necessária, o isotônico aparece no telão. Se não houver intervalo técnico, não há propaganda nesse espaço.

Dos três jogos em Miami até agora, só Real Madrid x Al-Hilal teve necessidade de hidratação. Nas partidas Al Ahly x Inter Miami e Boca Juniors x Benfica, não houve pausa e, portanto, não se notou a propaganda no telão.

Todos os técnicos e jogadores questionados sobre o calor reclamam. Xabi Alonso observou em sua conferência de imprensa, depois do empate contra o Al-Hilal, a dificuldade de atuar em temperaturas acima de 30 graus. O jogo começou às 15 horas no horário local, com temperatura na faixa de 35 graus.

A marca de isotônico divulgada no telão é patrocinadora do torneio. Independentemente das paradas técnicas, seu logotipo está espalhado pelos estádios em placas de publicidade ao lado do gramado.

O que a Fifa diz sobre o calor

Em nota enviada à reportagem, a Fifa destacou a preocupação com o calor durante os jogos da Copa do Mundo de Clubes. A entidade especificou as ações que tem tomado para amenizar os efeitos negativos do clima entre atletas e torcedores, porém não citou a distribuição de isotônico.

Veja o comunicado:

A principal prioridade da Fifa é a saúde de todos os envolvidos no futebol, e os especialistas médicos da entidade têm mantido contato regular com os clubes participantes da Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025 para tratar do gerenciamento do calor e da aclimatação. A Fifa também destacou oficiais médicos nos estádios que atuam em estreita cooperação com as autoridades médicas locais para lidar com questões de saúde importantes, incluindo o controle das altas temperaturas.

Continua após a publicidade

Como já foi aplicado com sucesso em torneios anteriores e conforme estabelecido no regulamento da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025, a FIFA está implementando um conceito preventivo sólido em todos os estádios, incluindo pausas para resfriamento aos 30 e 75 minutos de jogo, de acordo com os protocolos relevantes.

De uma perspectiva mais ampla de bem-estar dos jogadores, além do direito de realizar no máximo cinco substituições, as equipes podem fazer uma substituição adicional caso a partida vá para a prorrogação (independentemente de já terem feito o número máximo de substituições), bem como uma substituição em caso de concussão. Além disso, todas as equipes contam com no mínimo três dias de descanso entre as partidas para facilitar a recuperação.

Os torcedores podem levar garrafas plásticas reutilizáveis, vazias e transparentes, com capacidade de até 1 litro para dentro dos estádios. Em locais onde as temperaturas forem extremas, as autoridades locais poderão implementar medidas adicionais, como alertas de hidratação por meio dos alto-falantes do estádio, ônibus climatizados e estações de água. Além disso, em coordenação com a Organização Mundial da Saúde, dicas para "enfrentar o calor" serão compartilhadas com todos os portadores de ingressos.

A Fifa continuará monitorando as condições climáticas em coordenação com as equipes dos estádios para garantir uma experiência segura e agradável para todos os envolvidos.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.