Ler resumo da notícia
Será um surpresa se algum time sul-americano chegar nas quartas de final do Mundial de Clubes passando no mata-mata por uma potência europeia, analisou o colunista Arnaldo Ribeiro no UOL News Esporte desta quinta (19).
Se a gente chegar nessa Copa do Mundo de Clubes com algum sul-americano entre os oito melhores, já vai ser uma grande surpresa. Se a gente estiver entre os quatro, aí é uma baita surpresa.
Até agora, os sul-americanos não perderam, mas os europeus também não -- nenhum sul-americano venceu europeu até o momento. Então, tem uma questão aí no ar.
Arnaldo Ribeiro
Na visão do colunista, o desnível entre o futebol da Europa e da América do Sul se dá no topo — e por uma disparidade econômica.
Classificação e jogos
Quando você equipara o melhor momento dos times europeus com o melhor momento dos times sul-americanos, aí tem uma disparidade muito grande, é tipo Champions versus Libertadores. E é uma questão simplesmente econômica.
O Estêvão, que é o melhor jogador do Palmeiras e um dos melhores do Brasil, está indo para o Chelsea. Na hora do acabamento, é muito diferente.
Arnaldo Ribeiro
Após uma primeira rodada de empates entre Palmeiras e Porto e Fluminense e Borussia Dortmund, o Botafogo pega o PSG hoje às 22h (de Brasília) e o Flamengo enfrenta o Chelsea nesta sexta (20), às 15h (de Brasília).
Os times brasileiros buscam quebrar um tabu neste Mundial: 13 anos sem vitória sobre clubes europeus. O último a fazê-lo foi o Corinthians, na final do Mundial de 2012, batendo o Chelsea.
Casão: Brasileirão é o mais difícil do mundo, mas Champions supera Libertadores
O futebol brasileiro demonstra no Mundial de Clubes ser um dos mais competitivos do planeta, destacou o colunista Walter Casagrande.
O Campeonato Brasileiro é um dos mais competitivos e difíceis do futebol mundial. O Campeonato Alemão, o Campeonato Espanhol, o Campeonato Italiano, cada um tem a sua dificuldade da competição, mas não tem tantos times equilibrados, ou lutando pelo título, como tem o futebol brasileiro.
O Brasil é um continente, as distâncias são enormes. O desgaste físico das viagens e da distância é enorme. Eu considero o Campeonato Brasileiro o mais difícil que tem no futebol mundial.
Walter Casagrande
Para Casão, a disparidade do futebol europeu para o sul-americano acontece primordialmente na competição continental.
A diferença entre a Europa e a América do Sul está exatamente na competição mais importante do continente — a Champions League é infinitamente superior, mais competitiva e mais difícil do que a Libertadores.
Não dá para comparar a Libertadores com a Champions, mas dá para você comparar os campeonatos nacionais europeus com o campeonato nacional brasileiro. Aí tem competição, pela dificuldade, pela competitividade, o nosso é muito mais difícil.
Walter Casagrande
Assista ao vídeo:
Lives de clubes no YouTube do UOL Esporte
Toda semana, sempre às 16h (de Brasília), o canal do UOL Esporte no YouTube tem lives 100% voltadas para você, torcedor de Corinthians, Flamengo, Palmeiras ou São Paulo. A cada dia, um clube diferente! Então, torcedor, fica esperto:
Live do Flamengo - segunda-feira (às 16h de Brasília)
Live do Palmeiras - terça-feira (às 16h de Brasília)
Live do Santos - quarta-feira (às 16h de Brasília)
Live do São Paulo - quinta-feira (16h de Brasília)
Live do Corinthians - sexta-feira (16h de Brasília)
Confira os horários das lives do UOL Esporte
08h30 (Segunda e sexta) - Posse de Bola - Eduardo Tironi, José Trajano, Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Danilo Lavieri debatem os temas da semana.
08h30 (Terça a quinta) - UOL Esporte News - Eduardo Tironi e o time de colunistas do UOL comentam as principais notícias do dia
14h (Todos os dias) - De Primeira - Luiza Oliveira, PVC e André Hernan revelam os bastidores do mundo da bola.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.