Quais são as caras novas dos clubes para a disputa do Mundial de Clubes

A janela extra de transferências para a edição inaugural do Mundial de Clubes da Fifa fechou, e muitos participantes aproveitaram o período para reforçar seus elencos para a competição.

O que aconteceu

O Botafogo foi o time brasileiro que mais contratou para a Copa do Mundo de Clubes da Fifa. O Glorioso anunciou quatro jogadores, enquanto Flamengo e Fluminense fecharam com um nome cada. Já o Palmeiras passou em branco na janela extra.

Dos 32 times participantes, apenas 12 não terão caras novas. Além do Palmeiras, times como Atlético de Madri, Juventus, PSG e River Plate seguem para o Mundial sem reforços.

Os clubes também poderão substituir ou adicionar jogadores durante um curto período de competição, entre 27 de junho e 3 de julho, um dia antes do início das quartas de final. "O objetivo é facilitar acordos entre clubes e jogadores cujos contratos estejam prestes a vencer, permitindo que mais atletas possam participar da competição", diz texto da Fifa.

As principais caras novas do Mundial

Botafogo

Joaquín Correa
Joaquín Correa Imagem: Reprodução/Instagram tucucorrea

O Botafogo foi o time brasileiro que mais contratou para o Mundial. Ao todo, foram cinco reforços: o goleiro equatoriano Cristhian Loor, do Independiente Del Valle, o zagueiro Kaio Pantaleão, do Krasnodar, o meia argentino Álvaro Montoro, ex- Vélez Sarsfield, e os atacantes Arthur Cabral, que estava no Benfica, e Joaquín Corrêa, da Inter de Milão.

Flamengo

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Alexandre Araújo / UOL

O Flamengo finalizou a janela da Copa do Mundo de Clubes da Fifa com apenas uma contratação: o experiente volante Jorginho, de 33 anos, ex-Arsenal (ING).

Fluminense

Imagem
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

O Fluminense atendeu ao pedido de Renato Gaúcho e acertou a contratação do venezuelano Yeferson Solteldo, que estava no Santos. Será o único reforço do Tricolor para o Mundial.

Al Ahly

Continua após a publicidade
Mahmoud Trezeguet em ação com a camisa da seleção do Egito
Mahmoud Trezeguet em ação com a camisa da seleção do Egito Imagem: Ayman Aref/NurPhoto via Getty Images

Adversário do Palmeiras na primeira fase, o Al Ahly contratou seis jogadores. Destaques para o ponta-esquerda Mahmoud Trezeguet, de 30 anos, e o ponta-direita Ahmed Sayed Zizo, de 29, ambos com larga experiência vestindo a camisa da seleção do Egito.

Bayern de Munique

Jonathan Tah, defensor do Bayern de Munique
Jonathan Tah, defensor do Bayern de Munique Imagem: Divulgação/Site oficial do Bayern de Munique

O Bayern de Munique tem duas caras novas para a disputa do Mundial: o zagueiro Jonathan Tah, que defendia o Bayer Leverkusen, e o meio-campista Tom Bischof, contratado ainda em janeiro e que chega agora ao clube bávaro após passagem pelo Hoffenheim.

Boca Juniors

Continua após a publicidade
Miguel Ángel Russ, técnico do Boca
Miguel Ángel Russ, técnico do Boca Imagem: Divulgação Boca Juniors

A principal cara nova do Boca Juniors é o técnico Miguel Ángel Russo, campeão da Libertadores pelo time xeneize em 2007. O experiente volante Leandro Paredes, ex-Roma, também fez o caminho de volta, mas não foi inscrito no Mundial. Outras caras novas são o ponta Malcom Braida e o zagueiro Marco Pellegrino.

Borussia Dortmund

Os irmãos Bellingham: Jude (à esquerda) e Jobe
Os irmãos Bellingham: Jude (à esquerda) e Jobe Imagem: Reprodução/Instagram

Um dos integrantes do grupo do Fluminense, o Borussia Dortmund anunciou a chegada de Jobe Bellingham, irmão mais novo de Jude, que está no Real Madrid. Trata-se de um jovem meio-campista de 19 anos que se destacou na campanha de acesso do Sunderland à Premier League.

Chelsea

Continua após a publicidade
Liam Delap, jogador inglês, atuando com a camisa do Ipswich Town
Liam Delap, jogador inglês, atuando com a camisa do Ipswich Town Imagem: Reprodução @liamdelap7

Adversário do Flamengo na fase de grupos, o Chelsea apostou em três jovens para reforçar o elenco para o Mundial: o zagueiro francês Mamadou Sarr, de 19 anos, que estava no Strasbourg, o meio-campista português Dario Essugo, de 20, ex-Sporting, e o atacante Liam Delap, jogador de 22 anos contratado do Ipswich Town.

Inter de Milão

Cristian Chivu, novo treinador da Inter de Milão
Cristian Chivu, novo treinador da Inter de Milão Imagem: Piero CRUCIATTI / AFP

A principal cara nova da Inter está no banco de reservas. Após perder Simone Inzaghi, vice-campeão da Champions League, para o Al Hilal, o clube italiano acertou a chegada do técnico Cristian Chivu, ex-jogador da própria Internazionale que estava comandando o Parma. O clube italiano também fechou com o atacante brasileiro Luis Henrique, ex-Botafogo, e o meio-campista croata Petar Sucic, ex-Dinamo Zagreb

Inter Miami

Continua após a publicidade
William Yarbrough, goleiro do Inter Miami
William Yarbrough, goleiro do Inter Miami Imagem: Divulgação/Site oficial do Inter Miami

O time de Lionel Messi resolveu se reforçar no gol. O experiente norte-americano William Yarbrough, de 36 anos, chega para disputar posição com o titular e também veterano Óscar Ustari, argentino de 38 anos. Ele estava sem clube.

Manchester City

Marcus Bettinelli, ex-Chelsea
Marcus Bettinelli, ex-Chelsea Imagem: Getty Images

Depois de uma temporada para ser esquecida, o Manchester City segue em reformulação após a saída de nomes como Kevin De Bruyne. O time de Pep Guardiola anunciou um pacotão com quatro reforços para o Mundial: o goleiro Marcus Bettinelli (Chelsea), o lateral-esquerdo Rayan Aït-Nouri (Wolverhampton) e os meias Rayan Cherki (Lyon) e Tijjani Reijnders (Milan).

Porto

Continua após a publicidade
Gabri Veiga
Gabri Veiga Imagem: Reprodução/Porto

Outro adversário do Alviverde, o Porto foi pontual na janela e acertou a chegada de apenas um reforço: Gabri Veiga, meio-campista espanhol de 23 anos que pertencia ao Al-Ahli, da Arábia Saudita.

Real Madrid

Alexander-Arnold, ex-Liverpool
Alexander-Arnold, ex-Liverpool Imagem: Reuters/Andrew Boyers

O clube merengue chega para o Mundial com duas novidades no elenco: o lateral Alexander-Arnold, ex-Liverpool, e o zagueiro Dean Huijsen, ex-Bournemouth.

Siga o UOL Esporte no

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.