Ler resumo da notícia

Dono da SAF do Botafogo, John Textor é acionista de outros três clubes na Europa: Crystal Palace, na Inglaterra, Lyon, na França, e RWD Molenbeek, na Bélgica. O empresário teve motivos para comemorar ao longo da temporada 2024/25, mas também acumulou decepções.
O que aconteceu
O Crystal Palace foi quem mais deu alegria a Textor na temporada. O time inglês conquistou a inédita Copa da Inglaterra ao vencer o Manchester City de Pep Guardiola na decisão e, de quebra, garantiu vaga na próxima edição da Liga Europa. Já na Premier League, a equipe não correu risco de rebaixamento e terminou o campeonato na 12ª colocação.
Foi o primeiro troféu de relevância do Crystal Palace em sua história, iniciada em 1905. Até então, o título de maior expressão do clube de John Textor havia sido a segunda divisão do Campeonato Inglês, conquistada duas vezes, em 1978/79 e 1993/94.
Já o Lyon não brigou por título, mas ao menos terminou o Francês com vaga na próxima Liga Europa. A classificação para o torneio continental veio na última rodada, após vitória de 2 a 0 sobre o Angers. Por outro lado, o time caiu logo na segunda fase da Copa da França e foi eliminado nas quartas de final da Europa League, pelo Manchester United.
Classificação e jogos
O RWD Molenbeek, por sua vez, encerrou a temporada de forma trágica. O time belga ficou bem perto do acesso para a elite, mas perdeu o duelo de playoffs que definiria a sua promoção e permaneceu na segunda divisão. O Molenbeek foi para o jogo contra o Lokeren-Temse precisando vencer por três gols de diferença, já que havia perdido a partida de ida por 2 a 0. O time de Textor deu esperança ao torcedor e chegou a abrir 3 a 0, mas sofreu dois gols e foi eliminado.
E no Brasil?
No Brasil, Textor terminou 2024 consagrado após o Botafogo vencer o inédito título da Libertadores e o Campeonato Brasileiro. Na temporada atual, porém, o empresário já foi alvo de protestos dos torcedores por conta da má fase do time.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.