Ler resumo da notícia
O bloco de 19 federações estaduais que tenta tomar a dianteira na discussão eleitoral da CBF discute um nome para candidato a presidente no momento: Samir Xaud, dirigente de Roraima. Mas ele não é consenso no momento. O presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol), Reinaldo Carneiro Bastos, também se movimenta politicamente e cogita uma candidatura.
A eleição será em 25 de maio, um domingo, véspera da chegada de Carlo Ancelotti ao Brasil. O objetivo é substituir Ednaldo Rodrigues, afastado pela Justiça.
As 19 federações assinaram um manifesto pedindo renovação e abandonando o apoio ao presidente afastado Ednaldo Rodrigues. Estudavam uma chapa única, pois teriam 57 votos.
Samir apareceu como sugestão. É filho do ainda atual presidente da Federação Roraimense de Futebol, Zeca Xaud. Mas é o médico de 41 anos quem já foi eleito por antecipação para comandar a federação a partir de 2027.
Pelo fato de o pai já ter 80 anos, Samir é quem nos últimos tempos participa das reuniões e eventos na CBF.

A tentativa de uma parte das federações, por ora, é fazer Samir emplacar como candidato. Mas há uma parte do grupo de federações incomodado porque o nome surgiu de uma sugestão de corrente externa influente na CBF.
Ele dependeria da adesão de pelo menos cinco clubes, como prevê a cláusula de barreira prevista no estatuto da CBF — cuja versão vigente voltou a ser a anterior à gestão Ednaldo, segundo quem está na intervenção da CBF.
Já Reinaldo Carneiro Bastos começa a se articular com clubes da Série A e B. Aliados dele dizem que os clubes ficaram indignados com o movimento de impor o nome de Samir e o procuraram para possível candidatura.
Ele também busca as federações insatisfeitas com a imposição do nome do cartola de Roraima goela abaixo.
Segundo relato de um dos dirigentes de federação ao UOL, um argumento para tentar catapultar Samir é que ele é jovem (41 anos) e tem liderança suficiente para levar as ideias dessas federações adiante.
Pai de Samir, Zeca Xaud é o dirigente mais longevo no comando de uma federação no Brasil. Em 2026, ele completará 40 anos à frente da entidade.
Samir e o contrato com a CBF
A empresa de serviços médicos de Samir Xaud já teve contrato com a CBF, na gestão Ednaldo.
Em dezembro 2021, a Sax Serviços foi contratada para atuar em Boa Vista, capital de Roraima, prestando serviço à CBF de atendimento aos jogadores de clubes locais.
O contrato previa pagamento de R$ 30 mil por mês.
A empresa de Samir deveria realizar exames, serviços ambulatoriais e até mesmo cirurgias, caso fosse necessário.
O contrato entre Samir e a CBF chegou a entrar em uma briga política recente que também foi parar na Justiça.
O então vice-presidente da CBF, Gustavo Feijó, citou esse contrato em uma das ações por meio das quais tentou derrubar Ednaldo.
Feijó argumentou na época que o contrato seria vedado pela Lei Pelé e Estatuto do Torcedor, pela ligação próxima a um presidente de federação estadual, membro da assembleia geral da CBF.
Quem faz parte do bloco
As 19 federações que fazem parte do bloco são:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.