Fla vence LDU, segue vivo e chega à zona de classificação na Libertadores

Num jogo onde poderia até ser eliminado caso fosse derrotado, o Flamengo conseguiu o melhor cenário projetado: venceu a LDU por 2 a 0 num Maracanã com mais de 65 mil pessoas, igualou a pontuação dos equatorianos e, com o saldo, entrou na zona de classificação do Grupo C da Libertadores. Os gols foram marcados por Léo Ortiz e Luiz Araújo.

Como está o grupo? - O Central Córdoba, da Argentina, lidera com 11 pontos. O Flamengo é o segundo com os mesmos oito pontos da LDU, mas com dois de saldo contra um dos equatorianos. Já eliminado, o Deportivo Táchira, da Venezuela, não somou nenhum até aqui.

O que é preciso ser feito na última rodada? - Para não depender de ninguém, o Rubro-Negro precisa vencer o Táchira, no Maracanã. Se empatar, precisa torcer por ao menos um empate da LDU contra o Central Córdoba. Se perder para os venezuelanos, somente a derrota dos equatorianos servirá.

Zagueiro-artilheiro — Contratado ano passado, Léo Ortiz chegou ao seu quinto gol pelo Flamengo, sendo o terceiro em 2025.

Mosaico — A torcida do Flamengo fez um mosaico no setor Leste do Maracanã. A imagem reproduzia um urubu ao estilo "fênix", com direito a um olhar brilhante. Já no setor Norte, milhares de faixas de mão foram distribuídas aos torcedores com frases de incentivo.

Landim na área — Ex-presidente do Flamengo, Rodolfo Landim esteve no estádio no setor Maracanã Mais, em meio aos torcedores. Vestido com uma camisa do lateral direito uruguaio Varela, ele tirou fotos e interagiu com os rubro-negros.

Próximos jogos - O Flamengo agora vira a chave para o Campeonato Brasileiro, onde no domingo tem o clássico contra o Botafogo, no Maracanã. Já na quarta, dia 21, no mesmo local, recebe outro Botafogo, o da Paraíba, em jogo válido pela volta da terceira fase da Copa do Brasil. Na ida, o Rubro-Negro venceu por 1 a 0 e tem a vantagem do empate para se classificar.

O jogo

Luiz Araújo comemora seu gol pelo Flamengo sobre a LDU
Luiz Araújo comemora seu gol pelo Flamengo sobre a LDU Imagem: Gilvan de Souza / Flamengo
Continua após a publicidade

O Flamengo iniciou a partida em ritmo avassalador. A LDU não conseguia trocar três passes e era encurralada no sistema defensivo. O Rubro-Negro começou a empilhar suas chances e abriu o placar logo aos nove minutos, com Léo Ortiz. Na sequência, seguiu martelando e teve as melhores chances através de cruzamentos. Os equatorianos só conseguiram criar algo aos 36, num contra-ataque, quando os anfitriões diminuíram um pouco o ritmo.

O segundo tempo começou da mesma maneira: o Flamengo com muita intensidade e pressionando. Aos oito, Luiz Araújo ampliou e deu a tranquilidade almejada. Foi o momento certo para Filipe Luís sacar Michael e Bruno Henrique, que já arrancavam as primeiras insatisfações da arquibancada. Entraram em seus lugares Pedro e Everton Cebolinha. O time se manteve estável e sem ser ameaçado, mas baixou a intensidade e diminuiu o ritmo da partida, controlando o resultado.

Gols e lances

Ortiz abre o placar — O Flamengo abriu o placar logo aos nove minutos do primeiro tempo, quando Luiz Araújo cobrou escanteio da direita, Léo Ortiz subiu mais alto que a zaga da LDU e escorou de cabeça. O goleiro Gonzalo Valle só olhou.

Que perigo! - A LDU só foi criar uma chance aos 36 minutos do primeiro tempo, quando imprimiu um contra-ataque e, após cruzamento da esquerda, Rossi espalmou para frente da área, deu rebote, e Gruezo, de primeira, chutou por cima.

Luiz Araújo amplia! — O Flamengo chegou ao segundo gol aos oito minutos do segundo tempo, quando Alex Sandro fez uma jogadaça pela esquerda, teve paciência, soube usar o corpo e cruzou. A zaga da LDU afastou parcialmente, mas no rebote, Luiz Araújo fuzilou para o fundo da rede.

Continua após a publicidade

FLAMENGO 2 X 0 LDU

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Competição: Conmebol Libertadores (5ª rodada da fase de grupos)
Data e hora: 15 de maio de 2025, às 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Andrés Rojas (COL)
Auxiliares: Miguel Roldán (COL) e Mary Blanco (COL)
VAR: Heider Castro (COL)
Cartões amarelos: Alex Sandro (FLA); Minda, Cornejo, Ricardo Adé, Gruezo (LDU)
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Léo Ortiz, aos 9 minutos do primeiro tempo (FLA); Luiz Araújo, aos 8 minutos do segundo tempo (FLA)

Flamengo: Rossi, Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; De la Cruz (Evertton Araújo), Gerson e Arrascaeta (Wallace Yan); Luiz Araújo (Matheus Gonçalves), Michael (Everton Cebolinha) e Bruno Henrique (Pedro). Técnico: Filipe Luís.

LDU: Gonzalo Valle, De la Cruz (Quintero), Ricardo Adé, Allala e Quiñonez; Minda (Villamil), Gruezo e Cornejo; Alzugaray (Melvin Díaz), Alvarado (Pastrán) e Álex Arce (Estrada). Técnico: Pablo Sánchez.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.