Libertadores: Fortaleza só empata e desperdiça chance de avançar às oitavas

Empilhando gols perdidos, o Fortaleza não saiu de um 0 a 0 contra o Bucaramanga e perdeu a chance de se garantir nas oitavas da Libertadores, mas alcançou a liderança provisória do embolado Grupo E da Libertadores. O duelo ocorreu dentro do Castelão e foi válido pela penúltima rodada da chave.

Com o resultado, a equipe de Juan Pablo Vojvoda chegou aos 8 pontos e se colocou no topo do grupo. O Racing, no entanto, soma 7 pontos e joga amanhã, em casa, diante do lanterna Colo-Colo. O empate deixou os colombianos, por outro lado, com 6 pontos.

O Fortaleza decidirá seu futuro na Libertadores diante do Racing na Argentina — a última rodada do Grupo E ocorre daqui a duas semanas, no dia 29 de maio. O Bucaramanga, também longe de seu estádio, mede forças com o Colo-Colo.

Classificação do Grupo E

1- Fortaleza: 8 pontos (5 jogos)
2 - Racing: 7 pontos (4 jogos)
3 - Bucaramanga: 6 pontos (5 jogos)
4 - Colo-Colo: 2 pontos (4 jogos)

Como foi o jogo

O 1° tempo teve o Fortaleza tentando martelar um organizado Bucaramanga, que fechou espaços e contou com a falta de pontaria do adversário para garantir o empate. Além das investidas na bola aérea, as principais jogadas de perigo dos brasileiros saíram dos pés de Breno Lopes.

Na etapa final, as mudanças de Vojvoda resultaram em pressão, mas os gols perdidos novamente frustraram a torcida. Lucero, Pochettino e Pikachu protagonizaram as melhores chances, mas ficaram no quase.

Gols e destaques

Investidas pelo alto. O jogo começou com o Fortaleza explorando as bolas altas para surpreender um recuado adversário: em um cruzamento, Bruno Pacheco forçou Hinestroza a desviar para trás e quase marcar contra, e um lançamento que parou em Breno Lopes acabou em chute para fora. Já na casa dos 20 minutos, Mancuso apareceu no meio da área e também assustou ao cabecear por cima da meta de Quintana.

Continua após a publicidade
Kuscevic tenta cabecear durante Fortaleza x Bucaramanga, jogo da Libertadores
Kuscevic tenta cabecear durante Fortaleza x Bucaramanga, jogo da Libertadores Imagem: Baggio Rodrigues/AGIF

Breno Lopes perde chance clara com o pé... Os donos da casa desperdiçaram uma oportunidade de ouro com Breno Lopes. O atacante aproveitou lambança do zagueiro do Bucaramanga, ficou cara a cara com o goleiro ao disparar pela ponta direita e, na hora de abrir o placar, errou na pontaria e mandou para longe. O lance foi o último de grande perigo até o intervalo.

... e acerta a trave de cabeça. O 2° tempo começou ligeiramente mais equilibrado, e os colombianos chegaram a atacar com Londoño e Pons. A melhor chance até os 15 minutos, no entanto, veio de novo com Breno Lopes — desta vez em cruzamento da direita: Marinho limpou a zaga e buscou o companheiro, que acertou a trave em cabeçada já na região da pequena área.

Breno Lopes se lamenta durante Fortaleza x Bucaramanga, duelo da Libertadores
Breno Lopes se lamenta durante Fortaleza x Bucaramanga, duelo da Libertadores Imagem: Baggio Rodrigues/AGIF

Vojvoda faz mudança dupla. Diante da falta de intensidade (e eficácia) dos brasileiros, o técnico do Fortaleza refrescou o time com duas mudanças de uma vez: discretos, Deyverson e Lucas Sasha deram lugar a Lucero e Pochettino, respectivamente. Enquanto isso, Leonel Álvarez acionou o centroavante Peñaranda no lugar do ponta Castañeda.

Pressão no Castelão. As mudanças surtiram efeito rapidamente, e os inspirados Lucero e Pochettino passaram a infernizar a vida dos defensores. O atacante ganhou uma série de divididas com os zagueiros e, mesmo perdendo um gol inacreditável, conseguiu dar sequência em jogadas, enquanto o meia obrigou Quintana a trabalhar em chute já dentro da área. Diante da blitz, Kervin Andrade e Pikachu também entraram no gramado, mas não conseguiram balançar as redes.

Continua após a publicidade

FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 0x0 BUCARAMANGA

Data e horário: 13 de maio, às 21h30 (de Brasília)
Competição: 5ª rodada do Grupo E da Libertadores
Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Derlis Lopez (PAR)
Assistentes: Milciades Saldivar (PAR) e Eduardo Britos (PAR)
VAR: Mario Diaz de Vivar (PAR)
Cartões amarelos: Londoño (BUC)
Cartões vermelhos: não houve
Gol: não houve

FORTALEZA: João Ricardo; Mancuso, Kuscevic, Mancha e Bruno Pacheco; Matheus Rossetto, Lucas Sasha (Pochettino) e Emmanuel Martínez (Calebe); Marinho (Kervin Andrade), Breno Lopes (Pikachu) e Deyverson (Lucero). Técnico: Juan Pablo Vojvoda

BUCARAMANGA: Quintana; Gutiérrez, Romaña, Henao e Hinestroza; Castro, Chávez (Mena) e Sambueza (Flores); Castañeda (Peñaranda), Londoño (Mosquera) e Pons. Técnico: Leonel Álvarez

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.