Topo

Sabia? 78% dos torcedores lembram de patrocínio de seus times, diz estudo

Pesquisa mostrou que quase quatro a cada cinco torcedores conhece patrocínios dos times Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, em São Paulo

18/04/2025 10h39

Classificação e Jogos

Quase quatro entre cinco torcedores conhecem, espontaneamente, ao menos um patrocinador de seu time de coração. É o que aponta uma pesquisa feira consultoria Ilumeo.

Veja detalhes

O levantamento constatou que 78% dos entrevistados são capazes de lembrar de pelo menos uma empresa que patrocina seus clubes. A pesquisa foi realizada entre 28 de janeiro e 7 de fevereiro deste ano, com 752 pessoas.

As estampas no uniforme são os motivos mais citados pelos torcedores (62%), à frente de publicidade em estádios (48%) e transmissões (37%)

O futebol tem uma força gigante de visibilidade, e se bem ativada com ações de experiência customizadas de acordo com o público, possui alto poder de conversão de vendas para as marcas. Estamos falando da paixão de um esporte amado por grande parte dos brasileiros, e quando as marcas entendem essa força e estudam a melhor forma e momento de se conectar, o resultado pode ser algo muito mais surpreendente do que o fator visibilidade Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo

A Ilumeo também registrou que 60% dos fãs afirmaram não se importar com o número de marcas nas camisas. Além disso, 52% disseram ser mais "identificados" com empresas que investem em seus times de coração.

Por fim, um detalhe curioso é que as casas de aposta são as empresas identificadas com mais espontaneidade pelos torcedores (55% dos casos). Neste segmento, os bancos aparecem em segundo lugar (47%).

Quando optamos por estar em três clubes da Série A (Fortaleza, Vitória e Mirassol), sabíamos da importância deste movimento, pois o engajamento dos torcedores por meio do futebol sempre foi muito grande, e os números da pesquisa mostram isso. Isso nos faz ter a certeza de que a presença neste mercado vai continuar, atento às oportunidades para outras regiões do país José Victor Valadares, diretor executivo da Ana Gaming, responsável pelas marcas 7k, que patrocina Vitória e Mirassol, e da Cassino, que patrocina o Fortaleza

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sabia? 78% dos torcedores lembram de patrocínio de seus times, diz estudo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol