Série B começa hoje: veja times participantes, calendário e curiosidades
Ler resumo da notícia

A Série B do Campeonato Brasileiro começa nesta sexta-feira, e 20 clubes dão início ao sonho de uma das quatro vagas na elite nacional em 2026. O UOL separou as principais informações e tudo o que você precisa saber neste início de competição.
Tabela básica e sistema de disputa
A primeira rodada começa nesta sexta-feira com três jogos: Goiás x Amazonas, Criciúma x Operário-PR e Paysandu x Athletico. As outras partidas serão disputadas até a próxima segunda-feira.
A Série B tem fim previsto para o dia 22 de novembro. É nesta data que, caso não haja qualquer tipo de alteração no calendário, os clubes disputarão a última rodada.
A segunda divisão nacional não ficará parada durante o Super Mundial de Clubes. A Série B não seguirá o mesmo calendário da Série A, que fará uma pausa enquanto Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo disputarem o torneio interclubes.
Classificação e jogos
O sistema de disputa segue sendo por pontos corridos. Após 38 rodadas, os quatro mais bem colocados subirão à Série A, e os quatro últimos serão rebaixados à Série C.
Caso dois times tenham a mesma pontuação, o primeiro critério de desempate será o número de vitórias. Saldo de gols, mais gols a favor, confronto direto, menos cartões vermelhos, menos cartões amarelos e sorteio, nesta ordem, são os critérios seguintes.
Clássicos e estreante
A Série B terá uma série de clássicos estaduais e de muita história. Entre eles estão os jogos entre os goianos Atlético-GO, Goiás e Vila Nova, os encontros entre os catarinenses Avaí, Criciúma e Chapecoense, o clássico paranaense entre Athletico e Coritiba, e o encontro entre Remo e Paysandu, no Pará.
Oito dos 20 times participantes já foram campeões da Série B: Goiás (3), Coritiba (2), América-MG (2), Paysandu (2), Criciúma (1), Athletico (1), Chapecoense (1) e Atlético-GO (1).
A segunda divisão tem um time estreante: o Athletic Club. A equipe de São João del Rei, no interior de Minas Gerais, subiu pela primeira vez à Série B no ano passado. Junto do clube mineiro, garantiram o acesso Ferroviária-SP, Volta Redonda e Remo.
Quatro subiram, quatro desceram. Athletico, Atlético-GO, Criciúma e Cuiabá ficaram nos últimos quatro lugares da última edição da Série A e disputarão a segunda divisão neste ano.

Times participantes
- Amazonas
- América-MG
- Athletic Club
- Athletico
- Atlético-GO
- Avaí
- Botafogo-SP
- CRB
- Chapecoense
- Coritiba
- Criciúma
- Cuiabá
- Ferroviária
- Goiás
- Novorizontino
- Operário-PR
- Paysandu
- Remo
- Vila Nova
- Volta Redonda
Geografia da Série B
São Paulo dominou a última edição com sete times participantes, mas divide o protagonismo nesta. Mirassol e Santos foram promovidos à Série A, e Ponte Preta, Ituano e Guarani foram rebaixados à Série C.
Assim como São Paulo, Paraná, Goiás e Santa Catarina são os outros estados com três times neste ano. Rio de Janeiro é a novidade desta temporada, com um representante.
Todas as regiões do Brasil têm times na Série B. Sudeste e Sul lideram o ranking, com seis clubes cada. Centro-Oeste (4), Norte (3) e Nordeste (1) fecham a lista.
- São Paulo: 3
- Paraná: 3
- Goiás: 3
- Santa Catarina: 3
- Minas Gerais: 2
- Pará: 2
- Alagoas: 1
- Mato Grosso: 1
- Rio de Janeiro: 1
- Amazonas: 1
SAF's em peso
Nove dos 20 times da Série B de 2025 já se tornaram SAF. São eles: Amazonas, América-MG, Athletic, Atlético-GO, Botafogo-SP, Coritiba, Cuiabá, Ferroviária e Novorizontino. O número equivale a 45% do total de participantes.
As SAFs têm conseguido impactar positivamente o futebol no Brasil como um todo, e não apenas os clubes que estão aderindo ao modelo. Isso porque a entrada de uma SAF não altera apenas a realidade financeira de uma equipe, mas realiza uma mudança estrutural completa, que acaba influenciando todo o ecossistema ao seu redor. Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo
O Avaí é um clube que pode aumentar essa lista. O presidente Júlio Cesar Heerdt e o Conselho Deliberativo do clube aprovam a ideia, que ainda precisa de mais debates internos e conversa com a torcida.
Considero natural sermos procurados por investidores. Além da maior torcida do estado, nosso principal patrimônio, o Avaí tem credibilidade construída a partir de um processo de reorganização interna que deixou o clube muito mais forte. Desde a mudança da legislação, quase uma centena de SAF's surgiram no país e certamente quem olha para Santa Catarina pensa em ser parceiro do Avaí. Júlio Cesar Heerdt, presidente do Avaí.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.