Após racismo, Conmebol diz que Libertadores sem Brasil é 'Tarzan sem Chita'

Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, afirmou que não imagina a Copa Libertadores sem os clubes brasileiros: "Isso seria como Tarzan sem Chita. Impossível". Chita é o nome da macaca dos filmes de Tarzan.

O que aconteceu

Alejandro disse a frase em uma área reservada para entrevistas, logo após o sorteio dos grupos da Libertadores, que aconteceu em Assunção, no Paraguai. Antes, ele deu um longo discurso falando sobre racismo após o caso envolvendo o garoto Luighi, do Palmeiras.

A declaração caiu como uma bomba entre os clubes brasileiros e alguns duvidaram de sua veracidade. Os dirigentes receberam a entrevista de Alejandro Domínguez na manhã desta terça-feira em aplicativos de mensagens e pensaram que o vídeo poderia ter sido gerado por inteligência artificial por conta da gravidade de seu conteúdo. O UOL confirmou que Alejandro realmente disse a frase polêmica.

Leila Pereira, presidente do Palmeiras, até boicotou sorteio da Libertadores em protesto contra a punição branda da entidade ao Cerro Porteño pelo caso de racismo contra Luighi. O clube paraguaio foi multado em US$ 50 mil e determinou que a equipe jogasse a Libertadores sub-20 com portões fechados.

Alejandro Domínguez disse em um dos discursos da noite de ontem que tentará promover uma ação conjunta com órgãos governamentais e associados. Para o dirigente, isso ajudará no combate contra os episódios de violência.

Presidente da Conmebol pediu desculpas após a repercussão negativa

Dominguéz disse que utilizou uma "frase popular" e que não teve a intenção de desqualificar, reforçando seu compromisso por um futebol sem discriminação.

Em relação a minhas recentes declarações, quero expressar minhas desculpas. A expressão que utilizei é uma frase popular e jamais tive a intenção de menosprezar nem desqualificar ninguém. A Conmebol Libertadores é impensável sem a participação de clubes dos dez países membros. Sempre promovi respeito e a inclusão no futebol e na sociedade, valores fundamentais para a Conmebol Reafirmo meu compromisso de seguir trabalhando por um futebol mais justo, unido e livre de descriminação (sic).
Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol

'Impeachment': Colunistas do UOL opinam sobre a fala do presidente da Conmebol

Alejandro Domínguez poderia sofrer processo de impeachment por sua declaração desastrada. Como não sofrerá, deveria no mínimo pedir desculpas formais na embaixada do Brasil. PVC

Continua após a publicidade

A declaração do Presidente da Conmebol ultrapassa o limite da infelicidade ou do caso isolado. Alejandro Dominguez prova que o racismo está enraizado na entidade que gere o futebol sul-americano. André Hernan

Agora ele resolveu adicionar mais preconceitos à sua gestão. Tarzan-chita. O brasileiro selvagem. O senhor Alejandro Domingues é obviamente incapacitado para liderar a instituição. Milly Lacombe

É inacreditável que ele tenha achado de bom tom usar esse tipo de comparação em meio a tantos episódios de racismo. Explica muito o motivo de a Conmebol estar tão longe do ideal no combate ao racismo. Danilo Lavieri

Eu tenho uma frase melhor para o senhor Alejandro Dominguez. 'Libertadores sem Brasil é como o Paraguai sem uísque falsificado'. Será que ele vai gostar? Hélio de La Peña

A Conmebol provou mais uma vez que no fundo do poço há um alçapão. Não conseguem nem fingir que se importam com o racismo. Alicia Klein

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.