Ler resumo da notícia
A punição da Conmebol ao Cerro Porteño pelo caso de racismo contra Luighi, atacante do Palmeiras, reforça que a entidade trata o preconceito e a ofensa racial como normais, afirmou o colunista Danilo Lavieri no Posse de Bola.
É bom a Conmebol ter punido o Cerro Porteño apenas com uma multa e uma suspensão de torcida — isso reforça como o racismo é tratado como se fosse qualquer coisa na Conmebol.
É inacreditável que eles tenham soltado uma notinha de repúdio e depois terem punido o Cerro Porteño, que é reincidente, apenas com portões fechados [na Libertadores sub-20] e uma multa. É um negócio absurdo.
Essa repercussão do Luighi, pela espontaneidade, atingiu o mundo todo. Até o presidente da FIFA, que muitas vezes faz vista grossa para tudo que é tipo de problema, até ele se manifestou; a CBF foi pedir a exclusão do Cerro na Conmebol; o Palmeiras acionou advogados e tal; e a Conmebol soltou essa punição protocolar, que é uma coisa ridícula, é uma coisa que estimula que os nossos vizinhos continuem agindo assim.
Danilo Lavieri
O colunista destacou que a punição da Conmebol ao Cerro foi branda em comparação a situações menos graves, como uso de sinalizadores ou atraso na volta do intervalo.
Se uma torcida entra com um sinalizador, a multa da Comebol é mais pesada do que uma multa por racismo.
É algo realmente assustador, e eu torço para que o Palmeiras tenha sucesso nessa batalha que ele promete de ir às últimas instâncias, reclamar na FIFA, fazer mais barulho. Se continuar calado, sem nem falar, vai acontecer isso de novo.
Danilo Lavieri
As medidas da Conmebol em relação ao caso revoltaram o Palmeiras e a CBF. O Alviverde prometeu acionar a Fifa, enquanto a entidade máxima do futebol brasileiro detonou a decisão.
Neymar no Carnaval foi falta de compromisso com o Santos? Colunistas opinam
Neymar mostrou falta de compromisso com o Santos ao curtir o Carnaval e depois desfalcar o time no duelo contra o Corinthians valendo vaga na final do Paulistão? Os colunistas José Trajano, Juca Kfouri e Danilo Lavieri criticaram o comportamento do camisa 10.
Neymar foi poupado e não saiu do banco na eliminação do Peixe na Neo Química Arena. Segundo apurou a reportagem do UOL, o craque priorizou a seleção brasileira.
Trajano: Neymar não teve compromisso com Santos
O Santos devia reclamar do Neymar. Não é do juiz, reclamar do Neymar, que caiu na folia e ficou no banco. E o Santos vai se agarrar agora à arbitragem? Ele tem que se agarrar ao Neymar, peitar o Neymar no vestiário, o pai do Neymar — que negócio é esse? Se preservar para jogar na seleção e cair na folia? Pega o helicóptero, vai lá, pula, dança, canta, samba, e agora diz que não, que o incômodo só se revelou maior na quinta-feira, depois do Carnaval?
Foi falta de compromisso do Neymar com o Santos e com a torcida santista. Não é novidade nenhuma, é só uma constatação do que a gente imaginava que um dia fosse acontecer e aconteceu mais rápido do que a gente esperava. Ele cair na folia, cair no samba, não ter condições de jogar, salve o Jorge Jesus, que dizia isso. Quando Jorge Jesus falou isso, ridicularizaram o Jorge Jesus, que não é principiante. Tá aí, [Neymar] jogou meia dúzia de jogos, jogou até direitinho, mas se revela um sujeito que não tem compromisso com os compromissos que diz que assumiu, o amor à camisa, com o time que o formou.
José Trajano
Juca: Foi mais uma molecagem e mais uma farsa do Neymar
O problema de ter Neymar, é não ter Neymar, isto é uma experiência que todos os times pelos quais ele passou, só faltava o Santos, sabem, incluindo a seleção brasileira: quantas vezes na hora do vamos ver Neymar estava fora? Fosse no Barcelona, fosse no Paris Saint-Germain e agora estreou no Santos esta mesma situação.
E a farsa de colocá-lo no banco? Para assustar a torcida, o time do Corinthians, um bando de profissionais experientes — ah, o Neymar está no banco, será que ele vai entrar? Os jogadores do Corinthians jogaram com essa preocupação? O que me preocupa é pensar o que o grande capitão Zito acharia disso, o que o Rei Pelé acharia disso. O Santos não se deu ao respeito.
Ficou muito feio. Vai pro Carnaval com o incômodo na coxa? Cuida do incômodo, se está preocupado de fato com a seleção brasileira também. Então realmente foi deplorável o que aconteceu ontem. É mais uma página que desilustra a história do Neymar como jogador de futebol profissional - mais uma molecagem, mais uma farsa.
Juca Kfouri
Lavieri: Atitude de Neymar é um escândalo
Para quem acompanha a carreira do Neymar, não é nada surpreendente. É muito conveniente o Neymar falar que sentiu essa lesão na quinta-feira porque você justifica o Carnaval. É muito conveniente você dizer que tudo começou na quinta-feira, quando o Neymar teve um problema na mesma coxa nas quartas de final no fim da semana passado e saiu do jogo.
Estava na cara que ele não deveria ter ido ao Carnaval. Mas é folga dele, coitado do Neymar. Jogador de futebol é isso: os caras também são altamente remunerados por ter que abrir mão muitas vezes da sua vida pessoal em alguns momentos, o cara vive do corpo.
Ele não foi visitar a família, ele foi para o Carnaval e aí entram todas as questões: bebeu ou não bebeu? Se bebeu, a gente sabe que o álcool atrapalha. Não dormiu direito porque passou a madrugada no Carnaval, isso também atrapalha a recuperação, isso também atrapalha o corpo. E tudo isso num momento que o Neymar jogaria o único título que ele poderia ganhar no Santos. Então, é realmente um escândalo essa atitude do Neymar, o jeito que ele lidou com isso.
Danilo Lavieri
Lives de clubes no YouTube do UOL Esporte
Toda semana, sempre às 16h (de Brasília), o canal do UOL Esporte no YouTube tem lives 100% voltadas para você, torcedor de Corinthians, Flamengo, Palmeiras ou São Paulo. A cada dia, um clube diferente! Então, torcedor, fica esperto:
Live do Flamengo - segunda-feira (às 16h de Brasília)
Live do Palmeiras - terça-feira (às 16h de Brasília)
Live do São Paulo - quinta-feira (16h de Brasília)
Live do Corinthians - sexta-feira (16h de Brasília)
Confira os horários das lives do UOL Esporte
08h30 - UOL Esporte News - Eduardo Tironi e o time de colunistas do UOL comentam as principais notícias do dia
09h (Segunda e sexta) - Posse de Bola - Eduardo Tironi, José Trajano, Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Danilo Lavieri debatem os temas da semana.
14h - De Primeira - Luiza Oliveira, PVC e André Hernan revelam os bastidores do mundo da bola.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.