Corinthians ofusca Neymar, vence e complica Santos na tabela do Paulistão

O Corinthians ofuscou Neymar em uma noite maluca na Neo Química Arena, venceu o Santos por 2 a 1 com show de Yuri Alberto e, além de complicar o rival na tabela do Campeonato Paulista, disparou nas duas "classificações" do estadual. O camisa 9 marcou duas vezes, e Guilherme descontou para os visitantes.

Com o resultado, a equipe de Ramón Díaz avançou aos 25 pontos e, garantida nas quartas, ficou mais perto de cravar o 1° lugar do Grupo A porque o vice Mirassol perdeu para a Ponte Preta e, com um jogo a menos, ficou com 16.

O Santos, por outro lado, estacionou nos 9 pontos e segue fora da zona de classificação do Grupo B. O Guarani, líder da chave, ainda joga na rodada, e a Portuguesa chegou aos 10 — o Bragantino é o lanterna com 8.

Os clubes voltam a jogar pelo Paulistão no final de semana. O Corinthians encara a Portuguesa no sábado (15), enquanto o Santos recebe o Água Santa no dia seguinte.

Como foi o jogo

Elétrico, o 1° tempo teve os corintianos mais eficientes contra um Neymar ofuscado. O craque do Santos sofreu com as marcações de Martínez e Raniele e, quando conseguiu espaço, parou em Hugo Souza. Os mandantes, por outro lado, sobraram no quesito entrosamento e marcaram duas vezes, ambas com Yuri Alberto — o segundo gol, aliás, foi uma pintura que teve assinatura de Garro e Memphis.

Na etapa final, o clássico perdeu velocidade, Neymar e emoção... até Guilherme marcar. O artilheiro do Paulistão diminuiu já nos minutos finais e iniciou uma blitz para os visitantes, mas os donos da casa controlaram o ímpeto do rival até o apito final da árbitra Edina Alves Batista.

Gols e destaques

Clima quente. O duelo começou tenso e com farpas entre Martínez e Neymar: após receber com liberdade e tocar em diagonal, o santista tomou um tranco do corintiano e revidou, empurrando o adversário. Os dois protagonizaram uma encarada assim que a bola saiu em escanteio e foram advertidos verbalmente por Edina Alves Batista. Logo depois, Matheuzinho tomou cartão amarelo por pisão em Guilherme.

Continua após a publicidade
Siga o UOL Esporte no

Pituca e Garro tentam, mas é Yuri quem marca. O clássico ganhou mais dinâmica, e as primeiras finalizações saíram a partir dos pés de Pituca, em chute de longa distância, e de Garro, em cobrança de falta — os goleiros, no entanto, fizeram boas defesas. Yuri Alberto mostrou mais eficiência que a dupla e abriu o placar aos 16 minutos, quando recebeu cruzamento de Matheuzinho, se antecipou a Basso e, mesmo desajeitado, mandou para as redes: 1 a 0.

Yuri Alberto abriu o placar para o Corinthians contra o Santos na Neo Química Arena
Yuri Alberto abriu o placar para o Corinthians contra o Santos na Neo Química Arena Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Hugo barra Neymar (e Garro fica pelo caminho). O Santos, que já era mais proativo antes de tomar o gol, continuou ao ataque e, apesar de ser agredido pela velocidade dos mandantes, voltou a incomodar a meta rival justamente com Neymar. O camisa 10 recebeu já dentro da área, limpou para a perna direita e bateu rasteiro à meta de Hugo, que conseguiu agir rápido e espalmar. O astro ainda deu, pouco depois, um lindo drible que desconcertou Garro.

Siga o UOL Esporte no

Neymar é desarmado, e Garro, Memphis e Yuri desfilam. O Corinthians aumentou a vantagem pouco antes do intervalo em lance que começou com desarme de Matheuzinho sobre Neymar — recuperada, a bola ainda passou pelos pés de Carrillo e do próprio lateral antes de parar em Garro. O argentino levantou a cabeça e caprichou no lançamento para Memphis, que apareceu nas costas da defesa, dominou no peito e "deu" um golaço para Yuri Alberto: 2 a 0.

Continua após a publicidade
Yuri Alberto completou jogadaça que saiu dos pés de Garro antes de chegar em Memphis
Yuri Alberto completou jogadaça que saiu dos pés de Garro antes de chegar em Memphis Imagem: MAURO HORITA/ESTADÃO CONTEÚDO

Caixinha desfaz esquema. O 2° tempo começou menos veloz e mais truncado. Neymar, por exemplo, voltou a ser caçado e "amarelou" Ryan, que substituiu Martínez na volta do intervalo. Por outro lado, Zé Ivaldo e Garro se desentenderam após uma proteção por parte do santista. Sem ver seu time reagir, Pedro Caixinha fez uma troca dupla que desfez o esquema de três zagueiros, acionando os laterais Escobar e JP Chermont nos lugares de João Basso e Léo Godoy.

Neymar deixa campo vaiado. O técnico do Peixe fez duas novas modificações já na casa dos 20 minutos, e uma delas esquentou a Neo Química Arena: Neymar deixou o campo para a entrada de Soteldo. O camisa 10 recebeu uma chuva de vaias ao deixar o gramado e rebateu com aplausos às arquibancadas — Bontempo também entrou na vaga de Pituca.

Siga o UOL Esporte no

Guilherme aparece, e Santos marca. Os visitantes diminuíram o placar com o artilheiro Guilherme. Após troca de passes pela ponta esquerda, Escobar recebeu de Soteldo e cruzou na medida para o camisa 11, que ganhou de André Ramalho, deslocou Hugo e cabeça e chegou ao seu oitavo gol no Paulistão: 2 a 1.

Pressão final. O gol animou o Peixe, que se lançou de vez ao ataque nos minutos finais, mas pecou na pontaria. Soteldo exagerou no cruzamento, e Thaciano cabeceou para fora. O time de Caixinha ainda teve nova chance frustrada de gol antes do apito final de Edina.

Continua após a publicidade

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 2x1 SANTOS

Data e horário: 12 de fevereiro, às 21h35 (de Brasília)
Competição: 9ª rodada do Campeonato Paulista
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Árbitro: Edina Alves Batista
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Alex Ang Ribeiro
VAR: Adriano de Assis Miranda
Público total: 48.169
Renda: R$ 2.955.248,30
Cartões amarelos: Matheuzinho, Raniele, Ryan, João Pedro Tchoca, André Ramalho (COR); Tiquinho Soares, Zé Ivaldo, Luan Peres (SAN)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Yuri Alberto (COR), aos 16 min do 1° tempo e aos 43 min do 1° tempo; Guilherme (SAN), aos 32 min do 2° tempo

CORINTHIANS: Hugo Souza; Matheuzinho (Léo Maná), André Ramalho, João Pedro Tchoca e Hugo; Raniele (Alex Santana), Martínez (Ryan), Carrillo e Garro (Talles Magno); Memphis Depay (Romero) e Yuri Alberto. Técnico: Ramón Díaz

SANTOS: Brazão; Zé Ivaldo, João Basso (Escobar) e Luan Peres; Léo Godoy (JP Chermont), Rincón (João Schmidt), Pituca (Bontempo), Neymar (Soteldo) e Thaciano; Guilherme e Tiquinho Soares. Técnico: Pedro Caixinha

Paulistão 2025 ao vivo no UOL Play e no Canal UOL

Agora você pode assistir ao Campeonato Paulista no UOL Play e no Canal UOL.

Continua após a publicidade

São até 7 jogos ao vivo por rodada, com o melhor time de narradores e comentaristas da TV e do streaming.

O Canal UOL está disponível nas principais operadoras de TV a cabo do país e streaming:

  • Na Claro TV, está no canal 549.
  • Na Vivo TV, o número é 613.
  • O Canal UOL também está disponível na Oi TV (canal nº 140), na Sky (canal n° 88), na TVRO Embratel (canal nº 546), na Zapping (canal nº 64), na Samsung TV (canal n° 2074), na Pluto TV e no UOL Play

Para assinar o pacote UOL Play Futebol, clique aqui.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.