'Comportamento de machão' está ligado à violência no futebol, diz psicólogo

Em entrevista ao De Primeira, o psicólogo do esporte João Ricardo Cozac afirmou que um dos fatores que explica a violência no futebol é o "comportamento do machão".

Essa coisa do macho, que o macho parte pra porrada, que o macho é forte, esse caráter da selvageria, já passou da hora de terminar ou de ser melhor elaborado. São exemplos da violência associados à questão da masculinidade, principalmente no futebol, isso é muito evidente

Quando a gente fala em violência de torcida, esse não é o único fator, mas está atrelado a um conceito rígido histórico desse comportamento do machão, que pela minha experiência, no contato com atletas, está começando a cair por terra.
João Ricardo Cozac, psicólogo do esporte

Segundo Cozac, muitos atletas profissionais têm procurado a psicologia esportiva para entender melhor suas emoções e seus comportamentos, o que é um sinal positivo de mudança de mentalidade da masculinidade.

A quantidade de jogadores de futebol que tem me procurado no consultório para trabalhar as emoções, as dificuldades, a parte da sensibilidade que parece que é proibida de se falar.

Hoje o Corinthians está montando um grande departamento de saúde para o clube com psiquiatra, com psicólogo, com coach de performance e vários outros profissionais para trabalharem o emocional dos funcionários do Corinthians, os atletas e as comissões técnicas.

É esse movimento de quebrar um pouco esses paradigmas de que o cara tem que ser forte, tem que ser bruto, tem que ser agressivo. Os jogadores, os próprios personagens do futebol, estão pedindo ajuda. Então, isso é um sinal positivo que, eventualmente, a gente tenha uma mudança de dentro para fora.
João Ricardo Cozac, psicólogo do esporte

O futebol brasileiro tem sido palco de diversos episódios de violências entre torcedores.

Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza, entre outras capitais brasileiras, enfrentam dificuldades para lidar com o problema, que virou questão de segurança pública.

Continua após a publicidade

Confira os horários das lives do UOL Esporte:

08h30 - UOL Esporte News - Eduardo Tironi e o time de colunistas do UOL comentam as principais notícias do dia
14h - De Primeira - Luiza Oliveira, PVC e André Hernan revelam os bastidores do mundo da bola.

O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Assista ao De Primeira na íntegra:

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.