CEO detalha SAF da Portuguesa e novo Canindé: 'Arena mais moderna do país'

No final de 2024, a Portuguesa concluiu sua transição para uma Sociedade Anônima do Futebol, dando esperança para os torcedores de que o clube paulista terá seus dias de glória novamente. Um dos principais nomes dessa reformulação, o CEO Alex Bourgeois explicou como está dividida a posse da SAF e algumas de suas funções em entrevista ao Zona Mista do Hernan, programa do Canal UOL.

A Tauá Futebol é quem comprou a SAF da Portuguesa, a gente tem 80% enquanto a Associação tem 20%. Sou um dos cinco sócios da empresa e estou à frente do projeto no dia a dia. Basicamente, a minha responsabilidade é gerenciar o dia a dia da Portuguesa e acabo me reportando para o Conselho de Administração da SAF.
Alex Bourgeois, CEO da Portuguesa

Com promessa de investimento de R$1 bilhão, criou-se expectativa de que a equipe trouxesse grandes reforços para a temporada, na qual disputará Campeonato Paulista, Série D e Copa do Brasil. O dirigente, no entanto, pediu calma e afirmou que os gastos devem corresponder à medida que o clube eleva seu nível.

Não vamos montar um time de Premier League para disputar a Série D, não faz sentido, seria uma loucura e jogar dinheiro no lixo. Então nós montamos times de acordo com o momento que estamos, obviamente tentando o melhor possível. Este ano, provavelmente a Portuguesa terá seu time mais caro do Paulistão nas últimas décadas. A gente deve ser a sexta ou sétima maior folha do campeonato.
Alex Bourgeois, CEO da Portuguesa

Até breve ao Canindé

Além do investimento em jogadores, a SAF também promete melhorar a estrutura da Portuguesa, incluindo uma reforma na casa da Lusa, o Canindé. Com previsão de três anos de duração, a obra teve seu início antecipado para o começo de 2024. Durante o período, a equipe deve mandar seus jogos no Pacaembu.

O projeto é sensacional e eu acho que vai ser a arena mais moderna do Brasil. [...] Queremos deixar um marco para a cidade de São Paulo, já que será uma arena multiuso cuja principal atividade será o futebol
Alex Bourgeois, CEO da Portuguesa

Além dos jogos, o novo Canindé poderá receber eventos. Em dias de partidas, a capacidade será de 30 mil pessoas, enquanto para shows será de 45 mil. A reforma deve custar cerca de R$ 500 milhões.

Nani deixa Memphis 'no chinelo'?

Bourgeois gerou polêmica em uma fala recente ao comparar o atacante português Nani ao holandês Memphis Depay, atualmente no Corinthians. O dirigente revelou que tentou trazer Nani à Portuguesa para a disputa do Paulistão, mas o português preferiu encerrar a carreira. Ao comentar sobre a negociação, Bourgeois elogiou Nani e afirmou que ele deixaria Depay "no chinelo".

Continua após a publicidade

A repercussão é normal porque você está falando de um jogador que está no Corinthians, maior torcida do estado de São Paulo e uma das maiores do Brasil. Mas acho que o que falei não é nenhuma loucura. Acho o Depay um baita jogador, mas se comparar a carreira dele com a do Nani, o próprio Memphis vai reconhecer que a carreira do Nani é melhor
Alex Bourgeois, CEO da Portuguesa

Nani teve grande destaque como companheiro de Cristiano Ronaldo em sua primeira passagem no Manchester United, tendo conquistado uma Liga dos Campeões e quatro Premier League com o clube inglês. Ele estava atuando no Estrela Amadora, de Portugal, até anunciar sua aposentadoria.

Passagem conturbada pelo São Paulo

A Portuguesa não é a primeira experiência que Alex Bourgeois tem com o futebol brasileiro. O dirigente já foi CEO do São Paulo em 2015, durante a gestão de Carlos Miguel Aidar. Contudo, foi demitido em apenas dois meses devido a questões que trata como "políticas".

No São Paulo, eu descubro como é a política do futebol, onde infelizmente eu fui moído. [...] Eu era visto como os olhos do Abilio Diniz, que foi quem me colocou lá, e ninguém queria que desse certo. A política queria manter o clube na mão dos conselheiros.
Alex Bourgeois, CEO da Portuguesa

Bourgeois chegou a trabalhar novamente no São Paulo, dessa vez com Leco como presidente, mas foi desligado em pouco tempo.

Continua após a publicidade

"Foi um dos momentos mais conturbados do São Paulo nos últimos 10 ou 15 anos. Foi muito difícil e eu estava no meio desse turbilhão. Tudo estava muito desarrumado e era perceptível que alguma coisa ia acontecer".

O Zona Mista do Hernan, apresentado pelo colunista do UOL André Hernan, vai ao ar às segundas-feiras no canal do UOL Esporte no YouTube.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.