Hugo pega pênalti de Estêvão, e Corinthians segura empate com o Palmeiras

O Palmeiras abriu o placar cedo, levou o empate do Corinthians e martelou depois que Yuri Alberto foi expulso. Mas Hugo Souza apareceu, pegou pênalti de Estêvão nos acréscimos e calou o Allianz Parque, definindo o 1 a 1 em jogo quente do Campeonato Paulista e ocorrido nesta quinta (6). Maurício e Yuri Alberto fizeram os gols do Dérbi.

Com o resultado, a equipe de Abel Ferreira foi aos 12 pontos e reassumiu da Ponte Preta a 2ª posição do Grupo D pelo saldo de gols. O líder São Bernardo pontuou mais uma vez e comanda a chave com 16 pontos.

O Corinthians, por outro lado, aumentou a vantagem no topo do Grupo A. O alvinegro chegou aos 19 pontos, quatro a mais em relação ao vice Mirassol — que tem um duelo a menos na tabela.

O jogo começou com 30 minutos de atraso em função das chuvas que assolaram a cidade de São Paulo. O dilúvio alagou o gramado do Allianz Parque, que foi restaurado com rapidez após o trabalho de um grande contingente de funcionários.

Os clubes voltam a jogar pelo Paulistão no domingo (9). O Palmeiras encara o Água Santa fora de casa, enquanto o Corinthians recebe o São Bernardo em Itaquera.

Como foi o jogo

O Palmeiras abriu o placar cedo e dominou o 1° tempo, mas bobeou e cedeu o empate pouco antes do intervalo. O alviverde controlou o rival na maior parte dos 45 minutos, marcou com Maurício e ficou perto de ampliar em investidas de Piquerez, Estêvão e Murilo. O problema para os donos da casa é que Richard Ríos bobeou na frente de Memphis, que desarmou e deu assistência para Yuri Alberto deixar tudo igual — e tomar amarelo ao dar uma voadora na bandeirinha de escanteio.

Na etapa final, Yuri Alberto foi expulso por simular uma falta e transformou o restante do duelo em um "ataque contra defesa". Diante da pressão, Estêvão teve a bola do jogo para definir o resultado já nos acréscimos, mas viu Hugo Souza brilhar e defender o pênalti que sacramentou o empate.

Gols e destaques

Campo recuperado. A preocupação com o estado do gramado acabou em questão de segundos porque a bola rolou sem dificuldade assim que Raphael Claus apitou o início do duelo. Mesmo em boas condições, no entanto, os atletas tiveram dificuldade para atacar nos primeiros lances.

Continua após a publicidade
Siga o UOL Esporte no

Memphis dribla, Maurício marca. Já com mais ousadia por parte dos jogadores, os donos da casa assumiram o controle e marcaram aos oito minutos, pouco depois de Memphis dar um lindo elástico que virou caneta em Naves. Piquerez, com liberdade, caprichou no lançamento e encontrou Maurício infiltrando entre os dois zagueiros alvinegros. O meia-atacante, que atuou como um falso nove, invadiu a área e não deu chances de defesa para Hugo Souza: 1 a 0.

Maurício abriu o placar para o Palmeiras ainda antes dos dez minutos de jogo
Maurício abriu o placar para o Palmeiras ainda antes dos dez minutos de jogo Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Pressão verde. O gol não diminuiu o ímpeto dos donos da casa — muito pelo contrário. A equipe de Abel Ferreira continuou explorando os espaços dados pelo adversário e ficou no quase em tentativas de Piquerez, Estêvão e Murilo. O Corinthians tentou responder com Yuri Alberto, mas parou em Weverton.

Weverton faz milagre. Ainda acuados pelo Palmeiras, os visitantes apostaram na bola parada para empatar e, por um "pequeno-grande" detalhe, não marcou. Após escanteio da direita cobrado por Coronado, a bola desviou levemente na zaga antes de ser chutada por André Ramalho. Weverton protagonizou uma defesa milagrosa e espalmou para a linha de fundo.

Continua após a publicidade

Ríos perde para Memphis, e Yuri voa em empate. O Corinthians igualou o marcador pouco antes do intervalo em uma bobeada dos mandantes. Richard Ríos, ainda no campo de defesa, demorou para agir e acabou desarmado por Memphis, que girou e acionou Yuri Alberto. O camisa 9, já dentro da área, bateu cruzado, estufou as redes e, na comemoração, deu uma voadora na bandeirinha de escanteio, irritando os palmeirenses e tomando cartão amarelo: 1 a 1.

Yuri Alberto completou lance iniciado com bobeada de Richard Ríos na frente de Memphis
Yuri Alberto completou lance iniciado com bobeada de Richard Ríos na frente de Memphis Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Ramón espelha esquema adversário. O alvinegro voltou dos vestiários com uma substituição que deixou o esquema tático de Ramón Díaz similar ao adotado por Abel Ferreira no alviverde: o zagueiro João Pedro Tchoca entrou no lugar do volante Alex Santana e passou a formar um trio defensivo com André Ramalho e Cacá — a mudança deu mais liberdade a Matheuzinho e Hugo, que viraram alas.

Yuri simula falta e toma vermelho. Ainda controlado pelo rival, o Corinthians ficou com um a menos aos 16 minutos. Yuri Alberto recebeu lançamento na ponta esquerda e, ao tentar driblar Naves, caiu antes de ser atingido pelo zagueiro. Resultado? Raphael Claus aplicou o segundo amarelo ao atacante, que deixou o gramado mais cedo.

Trave salva o Corinthians. Martelando, o Palmeiras voltou a assustar a meta defendida por Hugo Souza. Primeiro, Piquerez obrigou o goleiro a fazer boa defesa, e depois Mayke acertou a trave após cruzamento de Facundo Torres. Em meio à blitz, Abel colocou três garotos em campo: Thalys, Luighi e Figueiredo — Marcos Rocha também entrou.

Continua após a publicidade

Estêvão brilha e sofre pênalti, mas Hugo defende. Os donos da casa perderam a chance de sacramentar a vitória já nos acréscimos com mágica de Estêvão. O camisa 41 fez fila pela ponta direita e acabou derrubado por Ryan já dentro da área. Claus, que havia negado uma penalidade ao alviverde pouco antes, cravou a infração e enlouqueceu o Allianz. O próprio jovem chamou a responsabilidade e bateu, mas não contava com o gigante Hugo Souza, que espalmou e definiu o empate.

Hugo Souza defendeu pênalti cobrado por Estêvão e definiu empate no Allianz Parque
Hugo Souza defendeu pênalti cobrado por Estêvão e definiu empate no Allianz Parque Imagem: GUSTAVO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1x1 CORINTHIANS

Data e horário: 6 de fevereiro, às 20h30 (de Brasília)
Competição: 7ª rodada do Campeonato Paulista
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Alex Ang Ribeiro
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos
Público: 32.029
Renda: R$ 2.711.706,50
Cartões amarelos: Alex Santana, Yuri Alberto (COR)
Cartões vermelhos: Yuri Alberto (COR)
Gols: Maurício (PAL), aos 8 min do 1° tempo; Yuri Alberto (COR), aos 42 min do 1° tempo

PALMEIRAS: Weverton; Naves (Thalys), Gustavo Gómez e Murilo; Mayke (Marcos Rocha), Richard Ríos, Raphael Veiga (Figueiredo) e Piquerez (Benedetti); Estêvão, Maurício (Luighi) e Facundo Torres. Técnico: Abel Ferreira

CORINTHIANS: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Cacá e Hugo (Matheus Bidu); Raniele (Charles), Alex Santana (João Pedro Tchoca), Carrillo (Ryan) e Coronado (Talles Magno); Memphis Depay e Yuri Alberto. Técnico: Ramón Díaz

Continua após a publicidade

Paulistão 2025 ao vivo no UOL Play e no Canal UOL

Agora você pode assistir ao Campeonato Paulista no UOL Play e no Canal UOL.

São até 7 jogos ao vivo por rodada, com o melhor time de narradores e comentaristas da TV e do streaming.

O Canal UOL está disponível nas principais operadoras de TV a cabo do país e streaming:

  • Na Claro TV, está no canal 549.
  • Na Vivo TV, o número é 613.
  • O Canal UOL também está disponível na Oi TV (canal nº 140), na Sky (canal n° 88), na TVRO Embratel (canal nº 546), na Zapping (canal nº 64), na Samsung TV (canal n° 2074), na Pluto TV e no UOL Play

Para assinar o pacote UOL Play Futebol, clique aqui.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.