Flamengo muda departamento de scout e contrata ucraniano indicado por Boto

O Flamengo segue no processo de adaptar o departamento de futebol ao que pensa José Boto e teve mais uma mudança. O clube contratou o ucraniano Andrii Fedchenkov para ser o chefe de scouting.

O que aconteceu

O scouting é uma das prioridades de José Boto no Fla. Ele teve sucesso na área em clubes como Benfica e Shakhtar antes de chegar ao rubro-negro para ser diretor.

Andrii estava no Cardiff City desde dezembro de 2023. Ele entrou em acordo com o Flamengo e chega ao Rio nesta quinta-feira para assinar o contrato como head de scouting.

Um nome cotado para o cargo era o de Fernando Mattos. Ele está no Famalicão, mas não houve acordo. Boto e Andrii trabalharam juntos no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e no PAOK, da Grécia. O Fla esperava a liberação dele ao final da janela de transferências, mas já havia iniciado os trabalhos.

Ricardo Perlingeiro, antigo chefe do departamento, foi deslocado para a base. Ele chegou ao Flamengo em julho do ano passado depois de deixar a CBF, onde era coordenador de observações técnicas da base. As informações foram dadas inicialmente por ge e Flazoeiro e confirmadas pelo UOL.

Durante a tarde, o Flamengo oficializou a chegada do novo gerente. O clube afirma que Andrii fala português fluente e será o responsável por mapear e indicar reforços para o clube.

Veja a nota na íntegra

"O Clube de Regatas do Flamengo anuncia a chegada de seu novo Gerente de Scouting, Andrii Fedchenkov. O profissional ucraniano, que fala português fluentemente, assume a liderança do departamento responsável por mapear e indicar reforços para o clube.

Com ampla experiência no futebol internacional, ele trabalhou em duas oportunidades com José Boto, atual diretor de futebol rubro-negro. Seu último clube foi o Cardiff City, do País de Gales, e ele também tem passagens por Shakhtar Donetsk (Ucrânia) e PAOK (Grécia).

Continua após a publicidade

Especializado no mercado sul-americano, europeu e japonês, Andrii é fluente em cinco línguas: além do português, também fala espanhol, inglês, russo e ucraniano.

No Flamengo, ele terá a missão de liderar o departamento de scouting, reforçando a estratégia do clube na identificação e captação de atletas para o elenco profissional e também para as categorias de base."

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.