A ida para Buenos Aires foi uma oportunidade de estudar. Mas a necessidade de preencher o vazio com a distância para os clubes do coração criou espaço também para se reconectar, de alguma forma, com Atlético-MG e Botafogo. E foi assim que, nos últimos anos, surgiram o Galo Hermano e a ArgenFogo, coletivos de atleticanos e botafoguenses que moram na Argentina.
A maioria dos integrantes dos dois grupos está no país para estudar Medicina. A qualidade das faculdades, o custo mais baixo e a experiência de viver outra cultura atraem muitos estrangeiros, sendo os brasileiros em maior quantidade.
A saudade do time do coração, porém, foi um problema, e daí veio a necessidade de se interligar com os "irmãos de camisa" que vivem por lá.
Galo Hermano existe desde 2022
A Galo Hermano, por exemplo, surgiu em 2022 como mais um "consulado", que é como o clube classifica os coletivos de torcedores espalhados pelo Brasil e pelo mundo. No começo, poucos conheciam, mas atualmente há 110 integrantes somente entre os que moram em Buenos Aires.
Classificação e jogos
"No início foi difícil porque não tinha tanta gente. As pessoas não sabiam que tinha, e aí começamos a fazer propaganda boca a boca, na faculdade, no Instagram, e participávamos de lives do Galo para falar. E aí, do ano passado para cá, aumentou muito porque o Galo veio jogar aqui, muito atleticano descobriu e o pessoal cresceu", explica Thalles Ferraz, fundador do consulado.
A classificação para a final da Libertadores gerou uma mudança total na rotina da Galo Hermano. Após receberam diversas mensagens pedindo dicas e orientações, o consulado criou grupos de WhatsApp com centenas de atleticanos que estarão em Buenos Aires para a decisão.
Tem sido uma loucura! É difícil conciliar com a faculdade. Aqui, 95% do pessoal é estudante de medicina, mas tem que conciliar. Eu tive que montar uma equipe, porque cresceu muito com o Galo na final.
Thalles Ferraz, fundador da Galo Hermano
ArgenFogo surgiu em jogo no interior da Argentina ao lado de Textor
A ArgenFogo é mais recente e ganhou corpo meio ao acaso, mais precisamente em um jogo pouco balado e muito longínquo: Botafogo x Patronato, na cidade de Paraná, que apesar do nome, fica no interior da Argentina, a mais de 500 km de Buenos Aires, em duelo classificatório para as oitavas de final da Copa Sul-Americana de 2023.
Na ocasião, apenas cerca de 20 "guerreiros" alvinegros estiveram presentes e ganharam a companhia de uma figura ilustre: John Textor, simplesmente o dono da SAF botafoguense e que se juntou aos torcedores embaixo de chuva, em imagens que posteriormente se tornaram memes utilizados até hoje.
"Quando fui, não esperava que ali fosse virar a ArgenFogo. Era um jogo muito inviável, com quase 10 horas de viagem de ônibus. Jogo feio, estava 2°C de sensação térmica, chovendo, um clima horrível. Também não esperava o Textor ali [risos]", se recorda Luis Gabriel Palassi, de 21 anos, um dos fundadores do coletivo e que tem uma foto com o mandatário desse dia.
Dali, contatos foram estabelecidos e, no jogo seguinte na Argentina, contra o Defensa y Justicia, a turma já era maior. Foi o combustível necessário para organizar e passar a acompanhar os jogos do Botafogo sempre juntos em Buenos Aires.
Com a classificação à final, o direct "bombou" e, assim como o Galo Hermano, eles também assumiram o papel de anfitriões e têm dado orientações a centenas de botafoguenses em grupos de WhatsApp, além de agendarem festas e encontros para os dias que antecedem a decisão.
Já veio crescendo desde o jogo do Peñarol, mas nada exponencial como depois da classificação para a final. É muito surreal e muito gratificante. Criamos como uma brincadeira unindo o Botafogo, que é o amor que temos, com a cidade onde a gente mora. Formamos meio que uma família e estamos indo para uma final de Liberadores na cidade onde moramos. É um prazer estar ajudando a rapaziada. Caiu no nosso colo. No final do ano temos as provas mais importantes, ninguém aqui poderia estar indo para outro país nesse período, e a única chance de ver a final foi exatamente sendo aqui em Buenos Aires.
Luis Gabriel Palassi, um dos fundadores da ArgenFogo
ArgenFogo e Galo Hermano se reúnem no mesmo bairro
A curiosidade é que tanto a ArgenFogo quanto a Galo Hermano se reúnem na mesma região: o bairro Abasto.
Os atleticanos assistem aos jogos no "La Parrilla de Jesus". Já os botafoguenses acompanham as partidas num pequeno bar que batizaram de "Papai Smurf", dada a semelhança do dono do estabelecimento com o personagem de animação.
A relação é pacífica, embora ainda não haja um convívio. Recentemente, porém, os coletivos conversaram para sincronizar suas respectivas festas em clima de paz.
O João (outro integrante) que está envolvido, ele que trocou ideia com o Galo Hermano em relação às organizações, de como está sendo feito, se estão seguindo a mesma linha. A relação é bem amistosa, nenhum tipo de problema, todo mundo querendo viver esse momento de final de Libertadores.
Luis Gabriel Palassi, um dos fundadores da ArgenFogo
As agendas da ArgenFogo e do Galo Hermano para a final
ArgenFogo
27/11 - Recepção para a delegação do Botafogo (hora e local a confirmar)
28/11 - Encontro da ArgenFogo, às 19h, no Kraken Bar (Puerto Madero)
29/11 - Festa de Pré-Jogo com "pagode especial alvinegro", de 14h às 22h, no Club Morocco (Costa Salguero)
30/11 - Botafogo x Atlético, às 17h, no Monumental de Nuñez
8 dias pra dar início a maior semana da história do botafogo vai dar FOGO! pic.twitter.com/hjbAcbEemZ
? argenfogo (@argenfogoo) November 18, 2024
Galo Hermano
27/11 - Recepção para a delegação do Atlético-MG (local e hora a confirmar)
28/11 - Encontro de atleticanos, às 19h, na Plaza Serrano (Palermo)
29/11 - Encontro de consulados e Fan Fest (BNN Costanera, próximo ao Aeroparque)
30/11 - Atlético-MG x Botafogo - 10h (concentração e entrega de pulseiras do transfer), 13h (preparação para a saída dos ônibus), 17h (final no Monumental de Nuñez).
O @galohermano, Consulado Oficial do Galo em Buenos Aires convida a Massa para apoiar o Galo na grande FINAL DA LIBERTADORES DA AMÉRICA no dia 30/11.
? Camisa Doze (@cam1sado2e) November 14, 2024
Confira a programação. pic.twitter.com/JbE2fKE1Ng
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.