Dorival se angústia no fim se semana e 'reza' após perder Militão e Rodrygo

Dorival Júnior e os demais membros da comissão técnica da seleção brasileira viveram um fim de semana de "anti-zica" contra lesões dos convocados.

O que aconteceu

Dorival viu no sábado (9) pela manhã as contusões de Éder Militão e Rodrygo e se assustou. O zagueiro teve lesão ligamentar no joelho esquerdo e vai parar por um bom tempo. O atacante foi diagnosticado com lesão no reto femoral esquerdo e deve ficar fora de combate por pelo menos um mês.

O "anti-zica" foi acionado nos demais jogos nacionais e internacionais. Nenhuma outra lesão ocorreu.

O treinador e seus auxiliares se dividiram para assistir as partidas dos convocados e trocaram mensagens a cada apito final. O sentimento era de alívio a cada jogo sem novos problemas físicos.

A comissão técnica chamou Léo Ortiz e Gabriel Martinelli para substituir os cortados e não viu novas baixas na apresentação em Belém a partir desta segunda-feira (11). O Brasil se preparará no Pará para enfrentar a Venezuela, quinta-feira, em Maturín. O compromisso seguinte é o Uruguai, terça-feira, em Salvador.

A sina das lesões

Foi a quinta lista de convocados divulgada por Dorival Jr e o 17º corte. A primeira convocação teve cinco cortes, a segunda apenas um, a terceira somou quatro, a quarta teve mais cinco e, agora, dois cortes.

É a terceira convocação consecutiva que o zagueiro Éder Militão é cortado. Ele não foi convocado na primeira lista, ainda se recuperando de lesão, depois atuou na Copa América e ficou fora desde então por problemas.

Militão é considerado por Dorival Jr o parceiro ideal para Marquinhos. A dupla de zaga foi titular na Copa América, mas depois disso o treinador não conseguiu mais escalar o atleta; e agora não deve mais fazê-lo por um tempo dada a gravidade da lesão do defensor.

Continua após a publicidade

Outra ausência sentida será a de Rodrygo, um dos melhores atletas da Era Dorival. Camisa 10 da seleção na ausência de Neymar, Rodrygo é o artilheiro da seleção no pós-Copa e o mais regular no ataque.

Rodrygo esteve em todas as listas de convocação no pós-Copa e pela primeira vez é cortado. Ao lado dele, Vini Jr. também esteve em todas e foi cortado pela primeira vez na última data Fifa; Ederson completa o trio dos atletas 100% em convocações.

Com as ausências, Gabriel Magalhães deve fazer seu quinto jogo consecutivo como titular ao lado de Marquinhos, enquanto Raphinha deve ganhar sequência no ataque da seleção. Na última data Fifa, Rodrygo atuou na esquerda, posição de Vini Jr, enquanto Raphinha jogou pelo centro e Savinho na direita.

Vale lembrar que Neymar ainda não apareceu em nenhuma das convocações de Dorival Jr. Ele se lesionou há um ano atuando pela seleção contra o Uruguai, mas na época o treinador era Fernando Diniz.

Confira os 17 cortes divididos por listas

1ª Convocação

Continua após a publicidade

Cortados: Ederson, Marquinhos, Martinelli, Casemiro e Gabriel Magalhães
Substitutos: Léo Jardim, Fabrício Bruno, Galeno, Pepê e Bremer

2ª Convocação

Cortado: Ederson
Substituto: Rafael

3ª Convocação

Cortados: Yan Couto, Militão, Pedro e Savinho
Substitutos: William, (ninguém), João Pedro e Lucas Moura

4ª Convocação

Continua após a publicidade

Cortados: Alisson, Arana, Bremer, Militão e Vini Jr.
Substitutos: Weverton, Alex Telles, Beraldo, Fabrício Bruno e Andreas Pereira

5ª Convocação

Cortados: Rodrygo e Militão
Substitutos: Martinelli e Léo Ortiz

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.