Santos vence o Coritiba com golaço, põe fim ao pesadelo e volta à Série A
O Santos está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. A equipe paulista venceu o Coritiba por 2 a 0 nesta segunda-feira (11), no Couto Pereira, e garantiu o acesso na antepenúltima rodada da Série B.
Wendel Silva e Otero marcaram os gols do acesso. O segundo, inclusive, com um golaço de falta ao seu melhor estilo.
O sofrimento do Santos na Série B durou menos de um ano. Ao todo, 341 dias se passaram desde a noite do dia 6 de dezembro de 2023, quando o Peixe perdeu para o Fortaleza e caiu, e este 11 de novembro de 2024, data do acesso.
O Santos pode ser campeão já na próxima rodada. Para isso, precisa apenas vencer o CRB. Se empatar ou perder, terá de esperar o último jogo do campeonato para saber se conquistará o título.
Classificação e jogos
O Peixe termina a 36ª rodada com 68 pontos conquistados e na liderança da Série B. Mirassol e Novorizontino vêm logo atrás, nesta ordem, com 63 pontos. O Coritiba, por outro lado, segue com 50, na 10ª colocação e já sem chances de subir.
O Santos volta a campo no domingo (17), quando recebe o CRB, às 16h (de Brasília). No mesmo dia e horário, o Coritiba visita a Chapecoense. Os dois jogos são válidos pela 37ª rodada da Série B.
Como foi o jogo
O Santos tratou de começar a festa pelo acesso ainda no primeiro tempo. Fora de casa, o Peixe até levou alguns sustos nos primeiros minutos, mas logo controlou a partida e ficou ainda mais tranquilo após abrir o placar. Foi aí que Otero entrou em cena. O meio-campista primeiro deixou o grito preso na garganta dos torcedores e, depois, marcou um golaço de falta para deixar o duelo ainda mais confortável. Sem pretensões na Série B, o Coritiba pouco fez após levar os gols e, quando fez, Brazão salvou.
O Coritiba dominou o segundo tempo, mas pouco assustou Brazão. A equipe da casa controlou a posse de bola, rondou a área do Santos, porém as finalizações foram escassas e, quando saíram, não atingiram o alvo. Em vantagem, o Peixe apenas se fechou e administrou a vantagem para fazer a festa no Couto Pereira.
Lances importantes e gols
Passa perto! Jamerson avançou pela esquerda e serviu Matheus Frizzo. O meia carregou até a entrada da área e bateu firme. A bola passou próxima à trave direita de Gabriel Brazão.
Giuliano leva perigo. Wendel Silva recebeu de costas para a defesa e ajeitou para Giuliano. O camisa 20 ajeitou para a perna esquerda e finalizou firme. A bola passou próxima, muito próxima do travessão.
Wendel Silva abre o placar: 1 a 0. Giuliano avançou pelo meio e serviu o atacante. Wendel invadiu a área e finalizou no canto direito de Pedro Morisco, que não caiu a tempo.
Brazão salva três vezes. Geovane recebeu com espaço na entrada da área e soltou o pé cruzado. O goleiro santista se esticou e espalmou. No lance seguinte, Matheus Frizzo chutou firme, a bola desviou e obrigou o camisa 77 salvar no cantinho. No rebote, ele fez novo milagre, mas o lance já estava parado por impedimento.
Que veneno, Otero! O meio-campista teve falta para cobrar pouco depois do meio de campo. Ele soltou o pé, a bola subiu muito, mas fez uma curva e caiu. Pedro Morisco se esticou todo para espalmar no canto esquerdo.
Otero faz golaço: 2 a 0. O venezuelano teve nova falta para cobrar, mas pela ponta esquerda. Ele, de novo, arriscou chute cheio de veneno, surpreendeu o goleiro adversário e acertou o ângulo esquerdo.
FICHA TÉCNICA
CORITIBA 0 x 2 SANTOS
Data e horário: 11 de novembro de 2024, às 21h (de Brasília)
Competição: 36ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B
Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC)
Assistentes: Thiaggo Americano Labes (SC) e Bruno Muller (SC)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Gols: Wendel Silva (19'/1°T), Otero (40'/1°T)
Cartões amarelos: Wendel Silva, Sandry (SAN), Benevenuto, Junior Brumado (CTB)
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Benevenuto, Bruno Melo e Jamerson (Rodrigo Gelado); Geovane Meurer (Henrique Melo), Zé Gabriel e Josué (Alef Manga); Matheus Frizzo (Brandão), Lucas Ronier e Júnior Brumado (Robson). Técnico: Jorginho
Santos: Gabriel Brazão; Hayner, Gil (Luan Peres), João Basso e Escobar; Sandry, João Schmidt e Giuliano (Willian Bigode); Otero (Laquintana), Guilherme (Patrick) e Wendel Silva (Julio Furch). Técnico: Fabio Carille
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.