São Paulo pede anulação do jogo contra o Flu no STJD; veja os argumentos
O São Paulo oficializou, no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), o pedido de anulação do jogo contra o Fluminense, realizado no início do mês pelo Campeonato Brasileiro.
O que aconteceu
O clube ingressou com uma "Medida Inominada" que solicita a impugnação da partida, que acabou em 2 a 0 para os cariocas dentro do Maracanã. O protocolo foi firmado no final da tarde desta segunda-feira (9).
O São Paulo considera que foi "manifestadamente prejudicado por erro de direito" e quer, além da anulação, a punição dos árbitros envolvidos na polêmica do gol de Kauã Elias, que abriu caminho para a vitória do Fluminense. O pedido foi encaminhado para análise do presidente do STJD, Luís Otávio Veríssimo Teixeira.
A diretoria dá dois argumentos para a anulação do jogo: uma falta não marcada e uma ação do zagueiro Thiago Silva. As duas ocasiões ocorreram segundos antes do gol que inaugurou o marcador do duelo.
Classificação e jogos
A jogada não foi paralisada, portanto, houve uma falta sofrida por atleta do São Paulo na origem do lance e não tendo o árbitro assoprado o apito, o toque com a mão realizado pelo zagueiro do Fluminense se configura uma falta trecho do pedido do São Paulo, publicado no site do STJD
Como foi o lance?
A polêmica começou quando Calleri, na tentativa de receber um lançamento em profundidade, se enroscou com Thiago Santos. O bandeira Guilherme Dias Camilo sinalizou falta, mas o árbitro Paulo César Zanovelli deu vantagem e virou de costas.
Thiago Silva, do Fluminense, colocou a mão na bola para cobrar a falta que não foi marcada e, segundos depois, os cariocas marcaram com Kauã Elias.
Zanovelli deu o gol e, imediatamente, foi alertado pela equipe do VAR, comandada por Igor Julio Benevenuto, sobre a suposta infração de Thiago Silva.
O juiz, no entanto, se contradisse no áudio disponibilizado pela CBF: ele afirmou aos colegas ter visto a falta de Calleri na origem da jogada, mas admitiu que observou a mão na bola em meio à vantagem — mesmo assim, considerou o gol como "legal".
O Calleri segurando é falta clara. Eu ia dar a vantagem. O jogador [Thiago Silva] para e bate a falta. Ok, e eu faço o sinal de 'solta'. Deixa rolar, deixa que eu falo agora, vamos seguir. Eu dei a vantagem e [mandei] seguir. É gol legal Paulo César Zanovelli à equipe do VAR
O que o São Paulo solicita?
a - Que seja determinada liminarmente a não homologação do resultado da partida disputada entre as equipes do Fluminense FC x São Paulo FC, válida pela vigésima quinta rodada do Campeonato Brasileiro Profissional 2024 pela ocorrência de erro de direito na forma da fundamentação supra.
b - Anular/Impugnar o resultado da partida realizada entre Fluminense FC x São Paulo FC, válida pela vigésima quinta rodada do Campeonato Brasileiro Profissional 2024, pela ocorrência de erro de direito na forma da fundamentação supra.
Newsletter
OLHAR OLÍMPICO
Resumo dos resultados dos atletas brasileiros de olho em Los Angeles 2028 e os bastidores do esporte. Toda segunda.
Quero receberc - Seja determinada a remarcação da partida nos mesmos moldes da partida original, com a exceção da equipe de arbitragem.
d - Seja determinado o afastamento definitivo do árbitro Paulo César Zanovelli da Silva (Fifa/MG) de futuras partidas que envolvam o São Paulo Futebol Clube, sendo o referido pedido autônomo com análise independente da suspensão da partida, ainda que feito na mesma peça.
Além disso, o clube pede ainda em sede de produção de provas:
i Que seja determinada a obrigação da Confederação Brasileira de Futebol do envio dos áudios e vídeos da comunicação e da utilização do sistema de árbitro de vídeo na supracitada partida.
ii Que sejam intimados os senhores Paulo César Zanovelli da Silva (Fifa/MG), Guilherme Dias Camilo (Fifa/MG) e Igor Junio Benevenuto (VAR-Fifa/MG) para prestar depoimento e dar seus esclarecimentos acerca dos protocolos a serem seguidos em casos desta natureza.
Deixe seu comentário