Plata explica 'batalha' para chegar ao Flamengo e sonha marcar no Maracanã

Gonzalo Plata foi apresentado nesta segunda-feira (9) pelo Flamengo, deu mais detalhes sobre a 'batalha' que envolveu a sua contratação pelo clube rubro-negro e falou sobre o sonho de balançar as redes no Maracanã.

Vi muitos vídeos da torcida em finais de Libertadores ou Copas no Maracanã. Só vendo os vídeos me arrepiei. Me imaginei estar lá, todos cantando, fazer um gol e todos comemorarem. Será um dia especial para mim

O que mais ele disse

Primeiras palavras: "Foi uma batalha, desde muito tempo. No Qatar ficou mais complicado, quando chegou a proposta do Brasil, do maior do continente, me deu força para suceder. Agradecer a eles por pressionarem o clube e às pessoas que estão comigo. Me sinto feliz. Sei que estou em uma família. Os jogadores me receberam bem, falar com um campeão do mundo, David Luiz, que disse para contar com ele. Espero a torcida também, quando me anunciaram me mandaram muitas mensagens. Vou fazer o possível para que estejam felizes com o meu trabalho. Que a torcida me abrace".

Estrutura: "Muito boa, foi incrível desde que entrei. Toda a estrutura do Flamengo, tem coisas incríveis, recuperação, alimentação, parte médica, muitas pessoas para aprender coisas pessoais fora de campo e dentro. Poucos clubes têm o que tem o Flamengo. É incrível o que tem aqui".

Desejo pelo Fla: "É um dos maiores. Haviam outros interessados, mas é difícil colocar na balança o que é o Flamengo e outras equipes. Não pensei, quis estar aqui, fiz o possível e aqui estou".

Informações do futebol brasileiro: "Tenho companheiros que jogam no Brasil, falei com eles quando estava perto. Falaram que a intensidade é forte. Vim do Qatar, que nem se compara. Falaram que são muitos jogos, tenho que estar física e mentalmente bem. Vi muitos vídeos de jogadores do Flamengo, jogadores da minha posição, o que posso fazer para ajudar. Tenho que seguir vendo coisas para aprender".

Adaptação: "Ainda não joguei aqui, os jogadores do Flamengo são top. Tem campeões, de seleção. A intensidade é grande nos treinamentos. A melhor maneira de adaptar é treinar com eles que são os melhores. Não depende de mim jogar dia 15 [contra o Vasco, pelo Brasileirão], mas do técnico. Com todos os treinos que venho fazendo acho que estou pronto".

David Luiz: "Encontrei o David Luiz e começamos a falar. Falou que estaria à disposição. Fiquei feliz. Me deixou mais tranquilo, sei que a adaptação será tranquila".

O que sabia do Flamengo: "Vi muitas coisas, sempre via o Vinicius [Junior] quando estava aqui. Via os vídeos dele aqui. Vi as finais da Libertadores, é incrível. Sei que vou gostar muito de estar aqui".

Maracanã: "O estádio tem sempre 50, 60 mil pessoas. Torcedores do Flamengo são loucos pelo futebol, espero fazer coisas muito importantes, marcar gol e que todos gritem, aplaudam. Será um dia muito especial para mim".

Seleção do Equador: "Não falei com o treinador ou com ninguém. Sei que estar aqui será uma vitrine importante. É a melhor liga do continente, creio que pode me ajudar".

Onde prefere jogar: "Falei com o Tite, é um treinador muito respeitado. Tenho privilégio de jogar para ele. Me deu confiança quando cheguei. A decisão é dele, onde me colocarem vou tentar fazer o melhor possível".

Amadurecimento: "Saí jovem do meu país. Cheguei a um país [Portugal] onde falavam português e eu não sabia nada. Foi difícil a experiência no Sporting. Mas pessoas me ajudaram no meu crescimento. Na Espanha aprendi mais coisas. uma liga que me ajudou a crescer. Foi uma adaptação mais de treinar para mim, mentalmente, crescer como pessoa".

Mundial de Clubes: "É um torneio muito importante, mas agora temos outro torneio importante, que é a Libertadores. Agora vamos focar nisso, estou com vontade de jogar contra os melhores. Temos equipe para jogar de igual para igual contra os melhores. Nunca joguei o Mundial, será especial. Era fã de alguns jogadores, equipes, será uma motivação a mais para mim".

Quem é Gonzalo Plata

O novo reforço do Flamengo tem 23 anos, é equatoriano, atua como ponta-direita e assinou um vínculo com o clube até 28 de agosto de 2029.

Ele jogou pouco no futebol sul-americano. Começou a carreira pelo Independiente del Valle e foi vendido ao Sporting, de Portugal. Depois de três temporadas entre base e time B, transferiu-se para o Valladolid, da Espanha. Na última temporada chegou ao Al-Sadd, onde fez 12 gols e deu oito assistências em 33 jogos.

Gonzalo Plata tem um histórico na seleção do Equador e uma polêmica. Ele vem sendo convocado desde 2019 e até jogou a Copa do Mundo em 2022. Em março, Plata foi flagrado em uma boate em Nova York antes de um amistoso ao lado de Arboleda, do São Paulo. Por esse motivo, eles ficaram fora da Copa América em 2024.

Gonzalo Plata deve estrear com a camisa do Flamengo no domingo (15), contra o Vasco, pelo Campeonato Brasileiro. O equatoriano não pode encarar o Bahia, quinta-feira (12), pela Copa do Brasil, por não ter sido inscrito antes do início da fase.

A contratação de Gonzalo Plata pelo Flamengo foi trabalhosa. O jogador encontrou resistência por parte do Al-Saad e chegou a negociar com o Corinthians antes de fechar com o Rubro-Negro.

Deixe seu comentário

Só para assinantes