Topo

Procuradoria denuncia Botafogo por bonecos enforcados com rosto de Leila

Bonecos de Leila Pereira e Ednaldo Rodrigues são enforcados antes de jogo entre Palmeiras e Botafogo Imagem: Reprodução

Do UOL, em Santos (SP)

08/08/2024 13h27

A Procuradoria da Justiça Desportiva denunciou o Botafogo pela ação de torcedores que penduraram bonecos enforcados com o rosto da presidente do Palmeiras, Leila Pereira, e do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, antes da partida entre os dois times pelo Brasileirão.

O que aconteceu

O Botafogo responderá por "não prevenir e reprimir a conduta que foi considerada desordem" e corre risco de receber multa de R$ 100 a R$ 100 mil e perda de mando de campo de uma a 10 partidas.

Torcedores não identificados penduraram os bonecos enforcados de Leila e Ednaldo em frente ao Setor Sul do Nilton Santos, destinado ao torcedor visitante.

De acordo com informações fornecidas pela Polícia Militar e inseridas na denúncia, os bonecos foram retirados às 18h10, cerca de três horas antes do início da partida.

Para a procuradoria, "a situação tinha como objetivo incitar a violência por parte dos torcedores botafoguenses, fato ainda corroborado por mensagens publicadas em redes sociais indicando que "os torcedores do Palmeiras não eram bem-vindos no Rio".

Os vídeos e matérias jornalísticas colacionados aos autos não dão azo a dúvidas quanto aos lamentáveis fatos que ocorreram antes do início da partida entre Botafogo e Palmeiras, com único intuito de incitação à violência em face do Presidente da CBF e da mandatária do Palmeiras relato da procuradoria

Ainda de acordo com a denúncia, o Botafogo publicou nota oficial repudiando o ato, porém, "não comprovou ter tomado qualquer medida efetiva de identificação e punição dos infratores". A infração está prevista no artigo 213, Inciso I, §1º, do CBJD.

Art. 213. Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir:
I - desordens em sua praça de desporto; (...)
§1º - Quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, provas ou equivalentes, quando participante da competição oficial.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Procuradoria denuncia Botafogo por bonecos enforcados com rosto de Leila - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Botafogo