Losango? Veja como São Paulo pode agrupar Nestor, Lucas, Luciano e Calleri

Luis Zubeldía vive um impasse diante do posicionamento de seus meio-campistas no São Paulo: o treinador vem escalando Lucas e Nestor pelas pontas, com Luciano abastecendo o centroavante Calleri pelo meio. O problema é que, nesta formação, o camisa 7 não consegue desempenhar seu melhor futebol.

Esquema com losango? Veja análise tática

Arnaldo Ribeiro "sugeriu" uma nova formação durante a Live Semanal do São Paulo. O jornalista, que comandou a atração ao lado dos ex-jogadores Renan e Ilsinho, imaginou um sistema com um losango formado por Luiz Gustavo, Alisson, Nestor e Lucas, com Luciano mais adiantado ao lado de Calleri.

Ilsinho pontuou que, neste caso, prefere André Silva como parceiro do centroavante argentino. Ele justificou a possível mudança pelo "trabalho sujo" que o jogador da função teria que fazer quando o adversário estiver com a bola.

Em cima deste esquema, eu não prefiro o Luciano nele, por mais que eu ame ele. Eu colocaria o André neste esquema justamente por um trabalho sujo que ele precisa fazer Ilsinho, durante a Live do São Paulo

Renan, por outro lado, abordou pontos positivos e negativos do losango: a parte boa é que o Tricolor ganharia jogadas combinadas com os laterais, mas perderia, em contrapartida, profundidade pelas pontas.

Com essa formação, daria para fazer o losango: o Alisson e o Nestor têm muita força para ir e voltar. Eles precisam compor um espaço maior pela lateral neste losango. Este segundo atacante tem que fechar espaços, senão a saída de bola do adversário fica fácil e deixa vulnerável. Daria para fazer com treino, mas acho que o Zubeldía não fará isso porque perde amplitude — e ele não gosta disso. O Nestor não seria um extremo na esquerda e nem o Lucas pela direita. Em contrapartida, nesta formação de losango, abre espaço para os dois laterais, que têm características ofensivas. Faria uma dobradinha Alisson-Igor Vinícius e Nestor-Welington Renan, durante a Live do São Paulo

Deixe seu comentário

Só para assinantes