Pontos corridos e 36 times: veja como será o novo formato da Champions

O 15º título do Real Madrid colocou um ponto final no formato da Liga dos Campeões. A partir da próxima temporada, a principal competição europeia contará com mais clubes e uma primeira fase em pontos corridos.

O que aconteceu

Champions terá 36 clubes e farão oito partidas — contra adversários diferentes — na primeira fase. Os confrontos serão definidos por sorteio, e cada time fará quatro jogos como visitante e quatro como mandante.

A classificação para a segunda fase será por pontos corridos. Os oito melhores clubes garantem vaga direta nas oitavas, enquanto os clubes entre nono e 24º disputarão um play-off, em jogos de ida e volta, valendo as oito vagas restantes. Os demais times estão eliminados.

O mata-mata mantém seu formato anterior, com jogos se ida e volta e final em partida única e campo neutro. Todos os jogos antes da final serão disputados no meio de semana.

A "fase de liga" da Champions acontecerá entre setembro de 2024 e janeiro de 2025. Haverá uma semana apenas com jogos da Liga dos Campeões, sem a disputa da Liga Europa.

Distribuição de vagas extras

Uma vaga vai para o terceiro classificado no campeonato da federação que esteja na quinta posição no ranking das federações nacionais da Uefa.

Uma vaga será concedida a um campeão nacional, aumentando de quatro para cinco o número de clubes qualificados através do chamado "Caminho dos Campeões".

As duas vagas restantes vão para federações com melhor desempenho coletivo dos seus clubes na temporada anterior (número total de pontos obtidos dividido pelo número de clubes participantes). Essas duas federações vão garantir um lugar para o clube melhor classificado na liga nacional atrás das posições na Uefa Champions League.

Deixe seu comentário

Só para assinantes