Topo

Ednaldo elogia Abel e Dorival, mas reforça desejo por Ancelotti na seleção

Carlo Ancelotti, do Real Madrid, durante cerimônia da Uefa - Lukas Schulze - UEFA/UEFA via Getty Images
Carlo Ancelotti, do Real Madrid, durante cerimônia da Uefa Imagem: Lukas Schulze - UEFA/UEFA via Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

28/05/2023 13h32

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, voltou a falar sobre os candidatos a técnico da seleção brasileira e segue firme em sua aposta a Ancelotti.

O que aconteceu

Em entrevista à Band, Ednaldo reforçou sua intenção em ter Carlo Ancelotti, do Real Madrid, como o próximo técnico da seleção brasileira.

O cartola aponta o experiente comandante do Real Madrid como seu "Plano A" e diz que o italiano tem encantamento pela Canarinho. Um dos fatores que o dirigente mais prioriza é a identificação com os atletas brasileiros - coisa que Ancelotti tem.

Entre as principais alternativas a Ancelotti, estão Dorival Júnior (atualmente no São Paulo), Abel Ferreira (Palmeiras) e Fernando Diniz (Fluminense).

Ednaldo elogiou os três técnicos e disse que são competentes, mas não afirmou ter algum tipo de contato direto com eles.

O Brasil tem vários treinadores competentes, que temos um apreço muito grande, mas temos um plano A, e é exatamente o Ancelotti. Temos um feeling de que isso vai dar certo. Eu acho que ele tem um encantamento pela seleção brasileira. Ele conhece a maioria dos atletas que jogaram e jogam na seleção. Ele admira muito o futebol brasileiro"
Ednaldo Rodrigues

O que Ednaldo disse

Projeto: "A CBF está prudente, com a cautela de ter um treinador que possa ter um círculo e uma identidade não só com a seleção principal, mas com as competições de base - Sub-23, Sub-20, Sub-17. Já que vamos ter Olimpíadas, queremos que os atletas possam ser olhados e aproveitados aqui no Brasil. Ele (Ancelotti) é um treinador que tem essa visão - não que os outros não tenham -, e essa coragem de botar novos talentos para jogar."

Quando espera falar com Ancelotti: "Temos compromissos oficiais. São os jogos eliminatórios a partir de setembro que vão até novembro. A gente espera ter, logo após a Data Fifa de junho, dentro desse mês, um posicionamento mais claro dele, para que a gente possa falar com uma convicção maior."

Sobre Dorival, Abel e Diniz: "São nomes importantíssimos. Temos visto o trabalho deles e de outros treinadores, que às vezes não citamos, mas são competentes. As pessoas dizem que o Abel está fora porque briga com a imprensa e com o árbitro, mas não é. Eu entendo que ele tem uma competência pelo trabalho dele, e os números mostram isso. O Diniz da mesma forma, o Dorival também. A CBF tem o interesse de chegar para vencer uma Copa do Mundo e não apenas participar."

Perfil do treinador: "Qualquer que seja o treinador da seleção brasileira, vai ter que ter uma identificação com o futebol brasileiro e com as diretrizes da CBF. E o nosso intuito é que a seleção seja mais aberta à imprensa e aos torcedores"