Topo

Real Madrid

Racismo contra Vini Jr explodiu junto com protagonismo do jogador pelo Real

Do UOL, em São Paulo

23/05/2023 04h00Atualizada em 23/05/2023 08h33

Vinicius Jr se tornou um dos protagonistas do Real Madrid desde a chegada de Carlo Ancelotti, mas passou a conviver com ataques racistas.

O que aconteceu

Vini Jr sofreu ataques racistas nove vezes em um intervalo de 2 anos e 7 meses. O último foi na derrota merengue para o Valencia, pelo Campeonato Espanhol.

O período coincide com o crescimento do brasileiro pelo Real Madrid. O camisa 20 ganhou espaço com Carlo Ancelotti —anunciado pelo Real em junho de 2021— e se tornou um dos principais alvos.

Ataques recorrentes podem culminar em saída do time merengue. Segundo apurou o UOL, Vinicius Jr quer se pronunciar para dar um basta na situação vivida na Espanha e ameaçar sua permanência no Real Madrid.

Dupla com Benzema e Bola de Ouro

Parceria com o francês chamou atenção na temporada passada. A dupla conduziu o time merengue rumo ao título da última Liga dos Campeões. Vini Jr, inclusive, fez o gol do título em final contra o Liverpool.

Cotado para a Bola de Ouro. O desempenho nesta temporada colocou o brasileiro entre os contados ao prêmio de melhor do mundo. A eliminação na semifinal da Liga dos Campeões, porém, deve diminuir as chances do camisa 20.

Vini comanda ataque merengue. São 23 gols e 21 assistências nesta temporada. Ele disputou 54 partidas.

Pela sua maneira de jogar, eu creio que é [o Vinicius Jr] o jogador mais desequilibrante que há no futebol neste momento. Porque não há muitos jogadores neste momento que façam as coisas que ele faz. É o que penso". Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid

Os casos de racismo contra Vini Jr

24 de outubro de 2021: Vini foi insultado por torcedores do Barcelona após sair de campo. A polícia não conseguiu identificar os suspeitos e o caso foi arquivado.

14 de março de 2022: Torcedores do Mallorca insultaram o brasileiro, com imagens de câmeras de TV mostrando pessoas dizendo para Vinícius Jr. "pegar bananas". O Ministério Público arquivou a denúncia apresentada por La Liga.

30 de dezembro de 2022: Torcedores do Valladolid, time que pertence a Ronaldo, ofenderam Vinícius Jr. Os infratores identificados foram multados em 4 mil euros (R$ 21,4 mil na cotação atual) e impedidos de frequentar estádios por um ano, punição aplicada pela Comissão Estatal contra a Violência, o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância no Esporte da Espanha.

26 de janeiro de 2023: Torcedores do Atlético de Madrid penduraram um boneco de Vinícius Jr. em uma ponte na capital espanhola, no dia do duelo contra o Real Madrid pela Copa do Rei. Apesar de La Liga e Federação Espanhola publicarem notas pedindo "sanções severas", nenhuma punição foi dada.

5 de fevereiro de 2023: Um torcedor do Mallorca chamou Vinícius Jr. de "macaco". O criminoso foi identificado, multado em 4 mil euros (R$ 21,4 mil) e impedido de frequentar estádios por um ano.

18 de fevereiro de 2023: Torcedores do Osasuna xingaram Vinícius Jr. O episódio não foi denunciado, mas o goleiro Courtois relatou ter ouvido ofensas direcionadas ao brasileiro, incluindo cantos de "morra Vinícius".

5 de março de 2023: Torcedores do Betis chamaram Vini de "macaco". Uma denúncia foi apresentada no tribunal investigativo de Sevilha após imagens de câmeras de TV auxiliarem na identificação dos autores dos insultos. A denúncia apresentada por La Liga ao Ministério Público foi arquivada.

19 de março de 2023: Vinícius Jr. foi alvo de gritos de "macaco" e "morra" vindos de torcedores do Barcelona. A denúncia apresentada por La Liga ao Ministério Público foi arquivada.

21 de maio de 2023: Torcedores do Valencia gritaram "macaco" quando Vinicius Jr estava perto da lateral. O árbitro paralisou a partida, Vini Jr discutiu com os torcedores e acabou expulso.

Real Madrid