Topo

CBF mantém plano de amistoso na Espanha, apesar de racismo contra Vini Jr

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

23/05/2023 04h00Atualizada em 23/05/2023 10h45

A CBF mantém o planejamento para que a seleção brasileira faça um dos amistosos de junho na Espanha. A ideia se mantém, apesar do cenário em solo espanhol de racismo contra Vini Jr, principal nome da seleção atualmente — já que Neymar está machucado.

O que aconteceu

As tratativas da CBF envolvem um jogo em Barcelona, contra uma seleção africana, em junho. A outra partida será em Lisboa, Portugal.

Os detalhes do jogo e o adversário devem ser confirmados oficialmente pela CBF nos próximos dias.

A CBF até ontem (22) estava resolvendo questões finais, como locais de treinamento para a seleção. A assinatura do contrato para os locais das partidas foi feita na semana passada.

Lado político

Politicamente, a CBF não vê motivo de afastar o jogo da Espanha porque a crise atual se dá mais com a La Liga e não com a Federação Espanhola.

Luís Rubiales, inclusive, criticou Javier Tebas, da Liga, pela condução e manifestações no caso envolvendo Vini Jr.

Ednaldo Rodrigues planeja uma reunião com o presidente da Federação Espanhola no começo de junho.

A data Fifa acontece entre os dias 12 e 20 do mês que vem.

Quem vai convocar

A CBF ainda não bateu o martelo sobre quem será o técnico da seleção brasileira nos dois próximos amistosos. A tendência é que a missão sobre para Ramon Menezes, mesmo que ele tenha que convocar a equipe principal do Brasil estando com a sub-20 no Mundial.

A lista tem que ser enviada à Fifa até domingo (28) para que haja liberação dos jogadores junto aos clubes em tempo hábil.