Topo

São Paulo

Ceni elogia o Tigre e foge de polêmica: 'Fomos muito bem recebidos'

Do UOL, em Santos (SP)

06/04/2023 23h35

O técnico Rogério Ceni deu entrevista após a vitória do São Paulo sobre o Tigre, na Sul-Americana.

Revanche após a final de 2012: "Passaram quase 11 anos. Só eu estive em campo, hoje sou treinador. Fomos recebidos muito bem, como sempre somos em Buenos Aires. Tivemos toda a atenção aqui no campo, a mesma que devemos oferecer quando forem jogar em São Paulo. É um fato que aconteceu, que há versões diferente".

Segundo tempo melhor: "Muitas bolas paradas, cedemos escanteios e ajustamos no intervalo. Melhoramos bastante com os mesmos jogadores".

Estreia do Michel Araujo: "Observo há muito tempo e tivemos a felicidade de conseguir a contratação. Tem cara limpa, boa vontade, quer ajudar de todas as maneiras. Para mim não é uma surpresa, mas ele foi muito bem".

Três zagueiros: "Treinamos o sistema desde a saída no Campeonato Paulista. Com a volta do Arboleda e o Diego perto, além do Rafinha que pode executar a função, optamos por três zagueiros".

Veja a entrevista completa de Rogério Ceni

Análise do jogo

"Muitas bolas paradas, cedemos escanteios e ajustamos no intervalo. Melhoramos bastante mesmo com os mesmos jogadores, Erison segurou mais a bola, não só fez os gols. Deu tempo para sairmos e merecemos a vitória, poderíamos até ter feito mais gols. Tigre foi para frente, seguramos com a linha de cinco e trocamos o meio-campo todo. Tiramos os amarelados porque o árbitro tem apego ao cartão amarelo. O time ao todo foi bem".

Estreia do Michel Araújo

"Enfrentei o Michel Araújo no Flamengo e Fortaleza, observo há muito tempo e tivemos a felicidade de conseguir a contratação. Não é a posição de origem, mas já fez essa função, Beraldo consegue cobrir e ele pode avançar bastante. Não é o ideal, queríamos um lateral por causa da lesão do Welington e perdemos o Jamerson. que nos interessava. Vamos encontrar alternativas e estamos tentando equilibrar a equipe. Jogamos com o Michel, que joga em todas as posições, ele tem as pontas de tripé e até o lado direito como pontos fortes. Tem cara limpa, boa vontade, quer ajudar de todas as maneiras. Para mim não é uma surpresa, pelo pouco tempo de treinamento ele foi muito bem".

Três zagueiros e Luciano no banco

"Treinamos o sistema desde a saída, infelizmente, do Campeonato Paulista. Com a volta do Arboleda e o Diego prestes a voltar, além do Rafinha que pode executar a função, optamos por três zagueiros. Estudamos o Tigre, tivemos mais tempo de observação desde o sorteio fizemos essa formação. Achei o David e o Erison ideais com o Calleri suspenso. São jogadores fortes, de atacar o espaço, como foi no primeiro gol, numa bola enfiada com espaço e perna boa do Erison. Luciano é mais entrelinhas, de flutuação, e David e Erison são mais de atacar linhas. Acho que a escolha se mostrou boa. Erison fez dois gols, David criou bastante, ajudou muito, Michel e Nathan chegaram bastante e Nestor e Mendez tentando armar por dentro com o Rato. Entendemos que poderíamos levantar vantagem assim, na força e velocidade dos dois [David e Erison]".

Planejamento para a partida e superioridade no segundo tempo

"O sistema foi o mesmo no segundo tempo, jogamos da mesma maneira, Tigre também. Fomos mais objetivos, com mais perigo, atacando mais a última linha, entre as duas pontas deles. Aproveitamos mais as oportunidades de gol. Depois do primeiro gol, tivemos mais espaços, o time precisa sair, erra mais e tivemos boas chances com Michel, Erison, duas do Erison... Escanteios perigosos também. Creio que o gol facilitou um pouco mais os espaços no campo".

Revanche após a final da Sul-Americana em 2012

"Passaram quase 11 anos. Só eu estive em campo, hoje sou treinador. Fomos recebidos muito bem, como sempre somos em Buenos Aires. Tivemos toda a atenção aqui no campo, a mesma que devemos oferecer quando forem jogar em São Paulo. É um fato que aconteceu, que há versões diferentes. Jogamos no campo do Boca, 0 a 0 muito pegado, Tigre tinha equipe diferente. Hoje é um time mais técnico, que propõe jogo, meio-campo bom, atacantes muito bons. Equipe de nível muito mais alto que 2012. Antes era mais pegado, provocador, hoje é mais bonito ver o Tigre. Jogamos 45 minutos em Morumbi, tínhamos um time superior com Lucas, Osvaldo, Luis Fabiano, Willian José. Éramos mais time, hoje é mais parelho. E vai ser parelho no Morumbi. Teve uma cotovelada no Lucas, que cortou a boca, e ali começou provocação. Mas entre nós foi no campo, não sei o que aconteceu no caminho ao vestiário, não sei de coração. Não vou defender a minha equipe, não posso ser hipócrita. Houve enfrentamento, discussão, se esse Tigre voltasse ao campo seria 3 ou 4. Hoje é diferente, se joga mano a mano, aqui ou lá, uma equipe muito diferente mesmo. O que passou passou, infelizmente foi além da conta do futebol. No campo, provocação, marcação, mas sempre com respeito ao Tigre".

Pontos fortes e fracos do Tigre

"Não posso dizer tudo porque voltaremos a jogar com eles e o treinador pode ouvir e nos vencer no Morumbi. Tínhamos dúvidas de dois meio-campistas ou 4-2-3-1, com um 10. Ajustamos as duas formações e jogamos tentando explorar os lados com Nathan e Michel Araujo. A marcação foi muito boa, não cedemos muitas oportunidades. Chutou de longe e teve cruzamentos. O planejamento de marcação pressão foi bom, sabendo que o goleiro joga com os pés, pressionamos bem, nem sempre acima e com controle. Tivemos boas oportunidades e sobressaiu nossa qualidade".

São Paulo