Topo

Conmebol anuncia que final da Libertadores 2023 será no Maracanã

Igor Siqueira e Thiago Braga

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP)

08/03/2023 21h44

A final da Copa Libertadores está de volta ao Rio de Janeiro. A Conmebol anunciou hoje que a decisão da competição sul-americana de 2023 será no estádio do Maracanã. O jogo está previsto para 11 de novembro.

Maracanã sediou a decisão da Libertadores 2020, com título do Palmeiras. Na ocasião, o jogo contra o Santos contou com público reduzido devido à pandemia de covid-19.

Já a decisão da Copa Sul-Americana será em Montevidéu, no Uruguai — o jogo está marcado para 28 de outubro. Ambas as sedes foram definidas pelo Conselho da Conmebol.

O UOL apurou que a Conmebol viu uma oportunidade de "compensar" a ausência de público na final do Maracanã da edição 2020 — disputada em janeiro de 2021 — ao escolher o Rio novamente como palco da final. Na ocasião, a Conmebol só colocou cerca de 5 mil convidados nas arquibancadas — o que já trouxe discussão por conta dos números da pandemia na época.

O aspecto logístico que colaborou porque as finais mais recentes foram dominadas por times brasileiros.

Questão política

Na Conmebol, o aspecto político foi levado em conta também, já que pessoas do alto escalão atribuem a atuação do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, como decisiva para a escolha do Maracanã como palco.

O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, esteve no Brasil há uma semana para a final da Recopa, no próprio Maracanã, quando o Flamengo perdeu nos pênaltis para o Independiente Del Valle. Ednaldo e Alejandro assistiram ao jogo lado a lado.

Em janeiro, Ednaldo disse que tentaria trazer para o Brasil a decisão tanto de Libertadores quanto de Sul-Americana. Já era plano da Conmebol anunciar a sede das finais das duas competições antes do sorteio dos grupos, que acontecerá no dia 27, em um evento no Paraguai.

Mas e Brasília?

A Conmebol queria inicialmente que o Brasil abrigasse a final da Sul-Americana, com Brasília voltando a ser sede, depois da alteração em 2022. A capital federal receberia a partida, mas a decisão foi para Córdoba para não se chocar com o fim de semana do primeiro turno das eleições.

Como o Maracanã veio forte para receber a final da Libertadores, a Conmebol decidiu tirar Brasília do páreo para a Sul-Americana e escolheu Montevidéu.

Concorrência

O Maracanã supera um lobby que tentava fazer emplacar o Monumental de Nuñez, recém-ampliado, como palco da final da Libertadores. O estádio do River Plate passou a ser o maior em capacidade no continente. Assim, a Argentina segue sem receber a decisão da Libertadores desde que o sistema de jogo único foi implantado, em 2019.

A Colômbia também tentou abrigar a final da Libertadores, colocando Medellin, Bogotá e Barranquilla no páreo. Mas não levou.

As cidades onde os jogos aconteceram anteriormente foram Lima, no Peru (2019), Rio, no Brasil (2020), Montevidéu, no Uruguai (2021), e Guayaquil, no Equador (2022).

Por decisão do Conselho, a final da Libertadores será no Rio de Janeiro, no estádio do Maracanã, e a final da Sul-Americana,
em Montevidéu".
Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, no Twitter.