Topo

Polonês amputado supera Richarlison e leva Prêmio Puskás de gol mais bonito

Do UOL, em São Paulo

27/02/2023 17h38Atualizada em 27/02/2023 18h25

Marcin Oleksy venceu o Prêmio Puskás, categoria do The Best, pelo golaço feito em Warta Poznan x Stal Rzeszow, jogo realizado em novembro na Polônia.

O polonês, que teve parte da perna esquerda amputada, superou o brasileiro Richarlison e o francês Dimitri Payet e venceu a votação, que combina a escolha de torcedores no site da Fifa e a decisão de um júri de especialistas.

É difícil para mim imaginar receber esse prêmio, mas aqui estou. Recebo essa honraria por ter feito um dos gols mais bonitos do mundo. Agradeço muito aos meus familiares. Muitos me ajudaram a poder passar por cima da dificuldade depois do acidente que tive. Preciso agradecer demais a todos e ao futebol" Marcin Oleksy ao receber prêmio

É a primeira vez que um jogador sem um dos membros vence o Puskás. Oleksy também defende a seleção polonesa e chegou a representar seu país na Copa do Mundo de Amputados em 2022.

Assista ao gol:

Perna esmagada e reviravolta

Fora do futebol, ele trabalha como operário e acorda todos os dias às 5h para dar início à sua jornada. Oleksy treina pelo menos três vezes por semana com seu clube e com a seleção.

Oleksy jogava como goleiro na adolescência e tinha Iker Casillas, do Real Madrid, como seu maior ídolo. Sua vida mudou completamente depois do dia 20 de novembro de 2010.

Ele precisou ter a perna esquerda amputada depois de ser esmagada por máquinas pesadas enquanto trabalhava em uma obra na beira de uma estrada. O acidente foi provocado por um carro desgovernado que saiu da pista e acertou o maquinário, que caiu sobre ele.

Sua volta aos gramados ocorreu em 2019 e em uma posição diferente. Ele começou a se destacar como atacante no campeonato nacional e, hoje, é uma das estrelas da seleção polonesa.

Marcin Oleksy ao vencer o prêmio Puskas no The Best 2022 - Joe Maher/Getty - Joe Maher/Getty
Marcin Oleksy ao vencer o prêmio Puskas no The Best 2022
Imagem: Joe Maher/Getty