Topo

Paulista - 2023

Yuri Alberto tem gol anulado no Santos x Corinthians e admite interferência

Do UOL, em Santos (SP)

26/02/2023 17h29Atualizada em 27/02/2023 04h02

O atacante Yuri Alberto, do Corinthians, teve um gol anulado no clássico de hoje (26), contra o Santos, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Paulista.

O que aconteceu

  • No lance, Yuri trombou com Lucas Braga e atrasou a chegada dele na marcação a Du Queiroz, que fez o cruzamento para o próprio atacante do Corinthians finalizar para o gol.
  • O VAR entrou em ação para a anulação do primeiro gol. A cabine recomendou que a árbitra Edina Alves Batista revisse a jogada no monitor à beira do campo. Edina marcou tiro livre indireto (com o braço erguido) e determinou a anulação da jogada.
  • O próprio Yuri Alberto admitiu interferiu na movimentação do marcador santista no lance que resultou em bola na rede. O jogador posteriormente fez outro gol e abriu o placar do clássico, interrompendo um jejum de seis partidas sem marcar -- a partida terminou 2 a 2.

O que Yuri Alberto disse:

"Era para ter acontecido antes. Mas, sim, teve o meu contato no Lucas, acabei atrapalhando ele e eu estava em uma posição irregular. Mas, graças a Deus, feliz em marcar", afirmou o atacante, na saída para o intervalo.

Divisão de opiniões

Na transmissão do Premiere, Sandro Meira Ricci discordou da chamada do VAR e da decisão final.

"A regra diz que a interferência do jogador que está adiantado tem que impossibilitar o jogador adversário de poder jogar a bola e não simplesmente se posicionar no campo. Para mim, quando foi passada já estava muito longe. Quando teve o contato do Yuri no Lucas, a bola já tinha praticamente chegado no jogador do Corinthians. O jogador do Santos não teria condições de jogar a bola. Por isso, para mim, o gol foi mal anulado", disse ele.

Sandro comparou ainda com a jogada do segundo gol, que foi anulado inicialmente no campo por impedimento de Gil, mas foi validado com ajuda da tecnologia.

"Se esse gol [do Yuri] foi anulado, para mim o segundo gol do Corinthians deveria ter sido anulado pela mesma lógica. Porque o Bruno Méndez tem um contato com o zagueiro do Santos, o Maicon, e isso de alguma forma atrapalha o posicionamento do Maicon dentro da área. Mas a regra não é para isso. A regra é: quando o atacante está adiantado e ele de fato impede com uma ação o adversário de jogar a bola, aí, sim, você marca o impedimento. Para mim, o impedimento foi mal marcado e, portanto, o gol foi mal anulado", completou.

Na Record, por outro lado, o comentarista de arbitragem Renato Marsiglia disse que Edina acertou ao anular o gol de Yuri Alberto, considerando que houve, sim, obstrução do jogador do Corinthians.

Renata Ruel, comentarista de arbitragem da ESPN, usou as redes sociais para concordar com a anulação do gol corintiano.

"Impedimento. Regra: o jogador que se encontra na posição de impedimento está na trajetória do defensor e interfere no movimento, na ação deste em ir disputar a bola, isto será considerado infração. Por isso o gol foi anulado", publicou ela, com um print do trecho da regra.

Pressão sobre Edina

A arbitragem foi assunto durante a semana porque o Santos publicou uma nota oficial contestando a escalação de Edina para o clássico.

Segundo o clube, "houve tentativas, sem resposta, de contato com a comissão de arbitragem da entidade, no sentido de demonstrar o contexto atual, depois de erros capitais, reconhecidos pela Federação, em duas partidas, ano passado, diante do São Paulo, e esse ano, na Vila Belmiro, com o Água Santa, que geraram uma grande insatisfação".

O Santos alegou que tinha como objetivo "preservar a própria árbitra". "Não estamos questionando, em momento algum, a qualidade técnica ou mesmo a seriedade da profissional, mas demonstramos preocupação de um novo fato em partida decisiva no Campeonato Paulista, mais do que isso, um clássico com um tradicional rival, que sempre deixa os ânimos acirrados", emendou o clube.