Topo

Cano brilha, faz dois golaços e Fluminense derrota Vasco no clássico

Colaboração para o UOL

12/02/2023 20h11

A Lei do Ex decidiu o Clássico dos Gigantes no Maracanã. O Fluminense venceu o Vasco neste domingo (12) por 2 a 0, com dois golaços de Germán Cano e agora encosta na liderança do Carioca, igualando a pontuação do Botafogo.

O Vasco dominou o primeiro tempo e só não abriu o placar graças a grandes defesas do goleiro Fábio, em chances de Gabriel Pec e Pedro Raul. O goleiro de 42 anos estava em uma noite iluminada e brilhou no clássico, com defesas decisivas em momentos cruciais do jogo.

O Fluminense melhorou no segundo tempo e encontrava espaços, quando um cruzamento de Samuel Xavier desviou no meio da área e sobrou para o camisa 14, que não perdoou e, de voleio, abriu o placar para o Tricolor das Laranjeiras. Aos 46, o Flu encaixou um contra-ataque e Cano pegou do meio do campo, de primeira e decidiu o jogo.

  • Jogo tenso desde o primeiro minuto teve divididas fortes, algumas confusões e chuva de cartões amarelos para os dois lados
  • Germán Cano chega a quatro gols em dois jogos contra o Vasco desde que deixou São Januário
  • O Vasco estaciona e no momento está fora da zona de classificação para as quartas de final

Gols e destaques:

Início nervoso. O jogo começou acelerado no Maracanã, com ambos os times chegando com muita vontade. Pedro Raul, camisa 9 do Vasco, tomou cartão aos 2 minutos. German Cano também foi amarelado, aos 6 minutos.

Mas chance de gol que é bom... Nada! Os primeiros 15 minutos de muita transpiração e pegada dos dois times, mas pouca inspiração. Fabio e Léo Jardim tiveram pouco trabalho nos momentos iniciais do clássico.

Cenas lamentáveis! O excesso de vontade virou briga. Pumita Rodríguez e Keno dividiram forte, ambos caíram e iniciou o famoso bolinho com todos os 22 jogadores dentro do campo. A confusão resultou em amarelo para Arias e Gabriel Pec.

FÁBIO! Primeira grande chance do Vasco veio com Pedro Raul, que cabeceou no cantinho e o goleiro do Fluminense fez uma grande defesa. No rebote, Alex Teixeira chutou na rede pelo lado de fora.

Pressão vascaína! Bom momento do Cruzmaltino no final da primeira etapa. O Vasco pressionou e chegou com perigo em três oportunidades. Aos 45, Pec bateu de chapa no ângulo e Fábio, de mão trocada, salvou o Flu mais uma vez com uma defesa espetacular. O goleiro salvou outra finalização do camisa 11, dessa vez com o pé. O Fluminense respirou aliviado com o apito encerrando o primeiro tempo.

Volta no mesmo ritmo. O Vasco começou o segundo tempo como terminou o primeiro: dominando o jogo. Pedro Raul tentou de cabeça após cruzamento de Lucas Piton e a bola passou raspando o gol do Flu.

Lei do Ex! Ela funcionou mais uma vez. Germán Cano precisou de um toque dentro da área após cruzamento de Samuel Xavier acertou um belo voleio para abrir o placar no Maracanã.

Duelo dos Quarentões? Palavras do narrador... O Vasco encaixou um contra-ataque com Eguinaldo, que deu grande passe para Nenê. O camisa 10, que entrou na segunda etapa, carregou para a perna direita e chutou para mais uma grande defesa de Fábio, que brilhou na noite de domingo.

Mais confusão! Dessa vez, Eguinaldo e Nino se estranharam e, novamente, criou um princípio de tumulto entre vascaínos e tricolores no gramado. O atacante cruzmaltino e o zagueiro do Flu seguiram se desentendendo nos lances seguintes.

Bate, bate e não entra... Após sofrer o gol, o Vasco voltou a pressionar e empilhou oportunidades. Esbarrando no goleiro e na defesa do Flu, o Vasco não conseguiu encontrar espaço e não fez o gol.

Do meio da rua! Gol de placa de Germán Cano no Maracanã! Fluminense encaixa contra-ataque a bola sobrou para o argentino no meio do campo e de primeira, de perna esquerda, sacramentou a vitória tricolor no clássico.

Fala Diniz!

O treinador comentou o golaço de Cano.

E a tabela?

O Fluminense chega aos mesmos 16 pontos e encosta no líder Botafogo, com dois a menos de saldo que o Glorioso. O Vasco fica na sexta colocação, fora da zona de classificação para a fase eliminatória. Neste momento, o Volta Redonda está indo ao mata mata.

FICHA TÉCNICA FLUMINENSE 2 x 0 VASCO - 8ª rodada do Campeonato Carioca

Data e horário: 12 de fevereiro de 2023, às 18h (de Brasília)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Arbitragem: Felipe da Silva Gonçalves Paludo; Luiz Claudio Regazone (Assist. 1); Thiago Henrique Neto Correa Farinha (Assist.2); Carlos Eduardo Nunes Braga (VAR))
Cartões amarelos: Guga, André, Arias, Cano e Felipe Melo (FLU); Gabriel Pec e Pedro Raul (VAS)
Cartões vermelhos: Não houve
Gols: Cano (2x)

FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Nino, David Braz e Guga; André, Martinelli e Arthur; Jhon Arias (Felipe Melo), Cano e Keno (Yago Felipe)

VASCO: Léo Jardim, Pumita, Miranda, Léo, Piton, Rodrigo, Barros (Nenê), Galarza (De Lucca), Alex Teixeira (Erick Marcus), Gabriel Pec (Orellano) e Pedro Raul (Eguinaldo).