Topo

Mundial de Clubes - 2023

Gerson foi bem expulso? Ex-árbitros analisam lance do Flamengo no Mundial

Do UOL, em São Paulo

07/02/2023 18h06

Classificação e Jogos

Gerson foi expulso ainda no 1° tempo da derrota do Flamengo contra o Al-Hilal, jogo do Mundial de Clubes. Primeiro, ele levou amarelo por simulação e, já nos acréscimos, fez pênalti em Vietto e recebeu o vermelho.

O que ex-árbitros dizem sobre a expulsão?

Alfredo Loebeling. "É um lance bastante interpretativo, mas a regra fala do estado em que o jogador chega na jogada. Ele [Vietto] tem que estar equilibrado. Para mim, ele não está equilibrado, ele vai torcendo o próprio pé antes do pisão. Eu não marcaria o pênalti. O VAR solicitou uma revisão e, se o árbitro acha que houve o pisão antes da torção, tem que mostrar o segundo amarelo. Para mim, o Vietto não chega equilibrado e já está torcendo o pé. Sobre o primeiro amarelo, foi uma simulação muito clara. Ele provoca o choque, e aí o amarelo é justo."

Ulisses Tavares. "Pênalti bem marcado, o Gerson atinge adversário em seu tornozelo. Como já tinha cartão amarelo, expulsão correta. Posso até não aceitar o primeiro amarelo por simulação, mas foi o critério adotado pelo árbitro."

Guilherme Ceretta. "Pênalti claro, mas cartão exagerado. Se no vermelho a regra mudou para não punir duas vezes o infrator, no segundo amarelo o árbitro tem que pensar. É lamentável termos o tamanho do jogo com um árbitro que não tenha essa leitura. Ele prejudica uma equipe por colocar o livro embaixo do braço e não olhar [a partida] como um todo."

Emidio Marques. "O lance não foi observado pelo árbitro no momento do jogo: ele foi alertado pelo VAR. A imagem é clara ao mostrar o Gerson pisando no calcanhar do seu adversário. Falta dentro da área e jogo brusco grave punível com advertência. O árbitro marcou a falta e advertiu o flamenguista. Cabe expulsão pelo segundo cartão amarelo, portanto, decisão acertada do árbitro."

José Aparecido de Oliveira. "O árbitro acertou no lance, foi pênalti claro, mas penso que podia não ter aplicado o cartão amarelo. Achei muito rigoroso por um jogo desse porte, uma vez que o pênalti já caracteriza uma punição muito grave. Em relação ao primeiro amarelo, achei exagerado. Confesso que não vi simulação."